Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Villas Bôas gravou áudio falando que Lula não será presidente se o “código-fonte” não for liberado #boato

General Villas Bôas gravou áudio falando que Lula não será presidente se o “código-fonte” não for liberado #boato

General Villas Bôas gravou áudio falando que Lula não será presidente se o “código-fonte” não for liberado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O general Eduardo Villas Bôas gravou um áudio falando que Lula não tomaria posse se o “código-fonte” das urnas não fossem liberados. Ele disse ainda que o Brasil está sob intervenção militar que as bombas iriam se confundir com os fogos do ano novo.

Lula já tomou posse como novo presidente da República e, mesmo assim, ainda tem gente compartilhando mensagens que apontam que um golpe está prestes a acontecer. Muitas destas pessoas estão movidas por mensagens como este áudio que está sendo atribuído ao general Eduardo Villas Bôas.

De acordo com o áudio, descrito como “áudio do General Villas Boas”, ele teria falado que, se não houvesse “entrega do código-fonte” por parte do TSE, não haveria posse de Lula. Ele também teria falado que o som do golpe se misturaria com o som dos fogos de artifício, que o Brasil estava sob intervenção militar que o artigo 142 seria colocado em prática. Leia a mensagem que circula online:

Lembrem disso sem o código fonte não haverá posse. Portanto o jogo não terminou. Que mais? Nosso presidente agora saiu da cela. Por um breve período. Hoje de acordo com o decreto dessa madrugada neste momento há uma junta militar responsável pelo país coordenado pelo gabinete de segurança institucional o código fonte foi exigência das forças armadas logo terá que partir das forças armadas e testa junto

O artigo 142. Eles não tomaram posse as prisões aconteceram. Nós estamos aos 45 do segundo tempo. Partiu da meia-noite de hoje a nossa partir da meia noite de hoje falei é amanhã dia meia noite pela manhã. Eu tenho palpite que os fogos de artifício do ano novo vão encobrir o som de algumas outras explosões

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Uma boa tarde a todos. Vamos seguir em frente. Com fé em Deus. E também com fé nesse homem que há quatro anos está sofrendo por esse país. Ele vai ser trazê-lo de volta. Que hoje estão fazendo a sua função. Uma boa tarde a todos O Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.

General Villas Bôas gravou áudio falando que Lula não será presidente se o “código-fonte” não for liberado?

Mesmo com a posse de Lula já consumada, a mensagem continuou se espalhando entre grupos de pessoas que acreditam em uma intervenção militar (algo ilegal e inconstitucional). Só que, além de o conteúdo estar (em muitos sentidos) equivocado, a pessoa que gravou o áudio não é o general Eduardo Villas Bôas.

A mensagem, só para começar, tem todas as principais características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que a pessoa do áudio é o general Eduardo Villas Bôas.

Além disso, áudios falsamente atribuídos a figuras da direita são comuns na internet. Já desmentimos áudios atribuídos, por exemplo, ao general Augusto Heleno, Tarcísio de Freitas e Janaína Paschoal.

Ao procurarmos pelo assunto, nada encontramos em fontes confiáveis. Se você vive no planeta Terra, sabe que Lula subiu a rampa, tomou posse e que não é uma “junta militar que comanda o Brasil”. É Lula! Também sabe que não houve 142 ou mesmo “bombas da intervenção”. Só alguém muito idiota acreditaria em algo do tipo. E o general Eduardo Villas Bôas não é tolo a ponto de gravar tamanhas sandices.

Para além disso, a voz da pessoa não se parece com a do general Villas Bôas e, ainda, há uma questão de saúde. Por conta de uma esclerose lateral amiotrófica (ELA), ele perdeu boa parte da capacidade de fala. Esse vídeo mostra que ele fala com dificuldades.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o general Eduardo Villas Bôas gravou um áudio falando que haveria intervenção militar e que Lula não iria tomar posse se o “código-fonte” fosse entregue pelo TSE. Trata-se de mais uma fake news golpista que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso