Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Marco Antônio Freire Gomes pede que manifestantes não saiam das portas dos quartéis e diz que nunca houve ditadura #boato

General Marco Antônio Freire Gomes pede que manifestantes não saiam das portas dos quartéis e diz que nunca houve ditadura #boato

General Marco Antônio Freire Gomes pede que manifestantes não saiam das portas dos quarteis e diz que nunca houve ditadura, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O general Marco Antônio Freire Gomes gravou um vídeo em que pediu que manifestantes não saiam de frente dos quartéis e ainda falou que nunca houve ditadura.

Do tsunami de fake news de caráter golpista que circulou nos últimos dias na internet, pouco sobrou. Os manifestantes já estão se desmobilizando e já não se fala tanto em “intervenção militar” que vai acontecer. Mesmo assim, histórias como a de hoje ainda circulam na internet.

Um vídeo atribuído ao comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes está circulando como se fosse um apelo para que os manifestantes não saiam de frente dos quartéis. No vídeo, ele teria afirmado que não houve ditadura. Leia a mensagem que circula online e confira a transcrição do arquivo:

Versão 1: Esse é o cara que vai decidir sobre nossa liberdade. Comandante do Exército brasileiro General Marco Antônio Freire Gomes. Selva. Na hora certa, no tempo oportuno. Considerado um dos maiores estrategistas do EB

Versão 2: ATENÇÃO!! URGENTE BRASIL!!! NÃO SAIA DAS PORTAS DOS QG’S. Comandante do Exército brasileiro General Marco Antônio Freire Gomes. Na hora certa, no tempo oportuno, o que esperamos irá acontecer, sem aviso prévio! O maior estrategistas do EB Tic.tac.tic

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: Ou numa qualquer ditadura sanguinguinária comandada por esses bandidos que foram derrotados através do voto e derrocados do poder máximo da nação brasileira Comemore e comemore muito. Diga aos seus filhos a verdadeira face da história. Não houve ditadura e não houve golpe militar. Houve um governo militar intervencionista constitucional por clamor do povo por um chamamento do Congresso Nacional de mil novecentos e sessenta e quatro. OK? Muito obrigado

General Marco Antônio Freire Gomes pede que manifestantes não saiam das portas dos quarteis e diz que nunca houve ditadura?

A mensagem e o vídeo se espalharam muito entre aplicativos de mensagem como o WhatsApp e também foi compartilhado por alguns perfis bolsonaristas em redes sociais. Porém, é falsa a informação que aponta que a pessoa do vídeo é o general Marco Antônio Freire Gomes.

A mensagem e histórico de fake news de vídeos falsamente atribuídos a figuras públicas já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprove a história.

Além disso, desmentimos recentemente outras fake news que apontavam para vídeos “bombásticos” de figuras conhecidas. Temos como exemplo, desmentidos de vídeos atribuídos ao “médico que tratou Bolsonaro”, ao ex-jogador Gerson e ao “futuro diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal”.

Ao buscar pela fisionomia do general Marco Antônio Freire Gomes (a imagem pode ser vista aqui), vimos que ele é bem diferente da pessoa do vídeo. O homem do vídeo é mais magro, tem um pouco mais de cabelo do que o general e usa uma roupa camuflada “genérica” sem qualquer identificação o brasão.

Vale aponta que o comandante do Exército não deu qualquer ordem do tipo e que, inclusive, já foi vítima de uma fake news de um tuíte falso. Na ocasião, o Exército escreveu o seguinte: “NOTA DE ESCLARECIMENTO O Centro de Comunicação Social informa que o Comandante do Exército (Cmt Ex), General Freire Gomes, não possui nenhuma conta em mídias sociais. Qualquer perfil associado ao Cmt Ex é falso”.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o general Marco Antônio Freire Gomes gravou um vídeo falando que não houve ditadura no Brasil e que pediu que as pessoas continuem acampadas em frente a quartéis. Trata-se de mais uma fake news de cunho golpista que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso