Foto mostra sargento preso com 39kg de cocaína junto a Lula e dona Marisa #boato

Boato – Imagem mostra o sargento Manoel da Silva Rodrigues, preso com 39kg de cocaína na Espanha, com o ex-presidente Lula e Marisa Letícia.

Depois que a prisão do sargento Manoel da Silva Rodrigues foi anunciada, as notícias falsas relacionadas ao caso têm surgido, por assim dizer, em duplas. Primeiro, anunciaram que o militar era filiado ao PSL e ao PT. Agora surgiram fotos ligando o sargento ao presidente Bolsonaro (desmentidas aqui) e a Lula.

De acordo com “denúncias em redes sociais”, Manoel posou para uma foto junto com Lula e dona Marisa. Junto à imagem, há (entre outras) a seguinte legenda: “esquerda hipócrita…. Olha ai o sargento preso com drogas!!! Só para lembrar. Uma foto do sargento traficante da aeronáutica com o corruPTo Lula e a dona Marisa, vendedora da Avon”.

Foto mostra sargento preso com 39kg de cocaína junto a Lula e dona Marisa?

Assim como nos outros casos citados acima, a imagem que ligaria o sargento a Lula circulou muito na internet. E, assim como nos outros casos citados acima, a informação não procede. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Ao nos deparar com a mensagem, já ficamos desconfiados. Assim como uma “boa fake news” (se é que isso existe), ela tem características como ser vaga (não falar a situação, por exemplo), alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. Além disso, a atribuição de imagens a pessoas erroneamente têm sido uma tônica na internet. De Marielle a Bill de Blasio, o que não falta é fake news desta categoria.

Já com desconfianças, começamos a refletir em relação à imagem e notamos alguns “furos”. O mais óbvio é em relação ao uniforme do “sargento”. Na foto com Lula, a pessoa confundida estava vestida como um comandante. Porém, Manoel da Silva Rodrigues não é piloto de avião e sim comissário de bordo. Estranho, não?

Além disso, a aparência da pessoa da imagem difere em relação à do militar preso. As duas principais diferenças estão no formato da cabeça e das orelhas (outros detalhes não conseguiram ser conferidos pelo fato da foto do piloto estar mais distante).

Para terminar, fomos buscar pela origem da imagem e, assim como em outros casos, descobrimos que nada têm a ver com a Aeronáutica. A foto é de uma visita de Lula à fazenda do empresário Jonas Barcellos em Araçatuba (SP) datada de 2016. A foto foi tirada com funcionários da fazenda de Jonas. Dentre eles, o piloto da aeronave.

Vale dizer que a mesma imagem já foi utilizada em outro boato na internet: o que apontava que Lula estava com funcionários do sítio de Atibaia. Também vale dizer que a tese de que Marisa Letícia vendia Avon foi desmentida em outra publicação do Boatos.org

Resumindo: a história que aponta que o sargento Manoel da Silva Rodrigues posou em uma foto com o ex-presidente Lula é falsa. A imagem é de funcionários da fazenda do pecuarista Jonas Barcellos e o sujeito é, ao contrário do militar, piloto da aeronave.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)