Lula disse que dona Marisa ganhou R$ 11 milhões vendendo Avon #boato

Boato – Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os R$ 11 milhões do inventário de Dona Marisa foram conquistados com a venda de produtos da Avon.

Chegando quase no mês de dezembro, podemos afirmar que o ano do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi nada fácil. Em 2018, ele foi condenado em Segunda Instância, preso, tentou se candidatar e não conseguiu e viu o candidato que ele apoiava (Fernando Haddad) perder as eleições. De quebra, viu seu nome envolvido em alguns boatos.

O de hoje fala de um ocorrido em 2017 (ano que também não foi bom para Lula). Uma mensagem curta que está sendo replicada no Facebook aponta que o ex-presidente disse que sua esposa, Maria Letícia, teria ganho R$ 11 milhões apenas vendendo produtos da marca de cosméticos Avon.

A história vai e volta na internet. O último “gancho” para a mensagem voltar a viralizar foi a denúncia do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) contra a primeira futura primeira-dama Michelle Bolsonaro (de acordo com o órgão, ela recebeu R$ 24 mil de um assessor de Flávio Bolsonaro). Leia três versões (muito similares) do texto que circula online:

Versão 1: 6 anos vendendo Avon. Chupa Natura!! Lula diz que os R$ 11 milhões no inventário de dona Marisa são fruto de 6 anos vendendo Avon. Versão 2: Lula diz que os R$ 11 milhões de dona Marisa, no inventário são fruto de 6 anos vendendo Avon. Kkkkkkkkkkkkk Achei que era Natura ou Jequiti Versão 3:24 mil na conta de Dona Micheli,A petralhada fala eu avisei,11 milhões na conta de dona Marisa,Ela vendia avon.

Lula disse que dona Marisa ganhou R$ 11 milhões vendendo Avon?

É claro que a tal declaração rendeu muito boato na internet. Mas será mesmo que Lula citou a venda de Avon como um dos fatores do patrimônio de sua falecida esposa? A resposta é não. Senta aí que a gente explica tudo.

Além de ter diversas características de boatos, a mensagem se baseia em uma premissa falsa: a de que Dona Marisa tem milhões de reais em seu patrimônio. Ainda durante as eleições, o projeto Comprova (que checou mensagens durante o pleito) disse que o valor do inventário é equivalente ao patrimônio adquirido pelo casal nos 43 anos de união (comunhão de bens, né?). Ou seja: o valor de R$ 11,7 milhões não é de Marisa e sim do casal.

Para além da premissa errada, Lula nunca disse que Marisa conquistou grande parte do patrimônio vendendo Avon. Como essa matéria aponta, o ex-presidente sempre deixou bem claro em depoimentos que a esposa era responsável por administrar os bens do casal e também cuidar de detalhes como a casa.

Só para terminar, resolvemos buscar pela fonte da informação da história e descobrimos que ela (como imaginávamos) “brotou” (assim como tantos outros boatos) em redes sociais. Ou seja, a história surgiu do nada.

Resumindo: a história que aponta que Lula disse que Marisa Letícia (ou Dona Marisa) ganhou R$ 11 milhões vendendo produtos da Avon é falsa. Nem ele falou isso nem ela conquistou esse patrimônio sozinha. Balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)