Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra Rodrigo Maia, Toffoli e Alcolumbre com Bill de Blasio, prefeito de Nova York #boato

Foto mostra Rodrigo Maia, Toffoli e Alcolumbre com Bill de Blasio, prefeito de Nova York #boato

Boato – Bill de Blasio, prefeito de Nova York, posa para foto com Rodrigo Maia, Dias Toffoli e Davi Alcolumbre e prova complô contra Bolsonaro.

Desde que o presidente Jair Bolsonaro recebeu críticas por parte do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, o assunto tomou conta da internet. Para quem não lembra, Bolsonaro receberia uma homenagem, em Nova York, da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, no início de maio de 2019.

Na época, o prefeito Bill de Blasio pediu para que os locais escolhidos para a homenagem não recebessem o presidente. Além disso, o prefeito afirmou que Bolsonaro se tratava de um “ser humano perigoso”.

Depois das críticas, apoiadores do presidente ficaram revoltados. E não demorou muito para diversas publicações começarem a pipocar nas redes sociais. Em uma delas, uma foto supostamente mostraria Bill de Blasio ao lado de Rodrigo Maia, Toffoli e Alcolumbre. As postagens ainda indicam que a imagem seria a prova de um complô do Congresso brasileiro e do Supremo Tribunal Federal (STF) contra Bolsonaro. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

“Sabe aquele Prefeito de Nova York? crítico total ao governo Bolsonar? olhem quem foi jantar com ele.. é muito difícil um presidente honesto comandar um país com tanto político com medo de ser investigado e torcendo que dê tudo errado pra continuarem fazendo o que sempre fizeram, quebrar o país. Nenhuma reforma vai passar sem “ negociar” com esses canalhas.. INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE”.

Foto mostrou Rodrigo Maia, Toffoli e Alcolumbre com Bill de Blasio, prefeito de Nova York?

Bem, a imagem acabou ganhando grande repercussão nas redes sociais, deixando muitos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro indignados com a situação. Em alguns comentários, houve até quem pedisse por intervenção militar. Mas será que a foto realmente mostra o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, ao lado de Rodrigo Maia, Toffoli e Alcolumbre? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Para começo de história, as publicações já soam de uma maneira estranha. Ao analisar o conteúdo das postagens, percebemos que ela seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas (não dão detalhes sobre o suposto encontro), bastante alarmistas (algumas pedem por intervenção militar), possuem erros de português e não citam nenhuma fonte confiável.

Resolvemos fazer uma busca sobre um possível encontro entre os políticos brasileiros e o prefeito de Nova York depois das declarações de Bill de Blasio sobre Bolsonaro. Porém, como já era de se esperar, não encontramos nada.

Foi aí que resolvemos fazer uma checagem usando a foto e conseguimos identificar que essa história não tem nada a ver com o prefeito de Nova York. De fato, Rodrigo Maia, Toffoli e Alcolumbre aparecem na imagem. Entretanto, o outro homem (que a mensagem afirma ser Bill de Blasio), na realidade, é Eduardo Alcaide, o presidente do Bank of America no Brasil.

O encontro de Alcaide com os políticos ocorreu em Nova York, no dia 15 de maio de 2019. Naquela oportunidade, os quatro participavam de um seminário promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais.

Vale ressaltar que a história de que Maia, Toffoli e Alcolumbre teriam se encontrado com o prefeito Bill de Blasio já foi desmentida por sites jurídicos. Em uma das páginas, há inclusive uma foto comparando os traços físicos de Eduardo Alcaide (que aparece com os políticos) e Bill de Blasio, para mostrar que se trata de um boato.

Por fim, é importante ressaltar que essa história de complô do Congresso e do STF contra o Bolsonaro também não faz muito sentido. Após as críticas do prefeito de Nova York contra Bolsonaro, o próprio Rodrigo Maia saiu em defesa do presidente. Na oportunidade, Maia disse que Bill de Blasio “critica a intolerância de Jair Bolsonaro mas age da mesma forma”.

Em resumo: a história que diz que o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, apareceu em uma foto com Rodrigo Maia, Toffoli e Alcolumbre é falsa! De fato, a foto mostra os políticos brasileiros, mas o outro homem que aparece na imagem não é Bill de Blasio. Trata-se de Eduardo Alcaide, presidente do Bank of America no Brasil. Ou seja, a história não passa de balela e não faz o menor sentido passá-la adiante. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.