Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Sargento Manoel Silva Rodrigues, preso com cocaína na Espanha, é filiado ao PT #boato

Sargento Manoel Silva Rodrigues, preso com cocaína na Espanha, é filiado ao PT #boato

Boato – O sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso com 39 quilos de cocaína em um avião oficial na Espanha, é filiado ao PT.

Há alguns minutos, desmentimos uma história falsa que apontava que o segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso com 39 quilos de cocaína na Espanha, era um pastor filiado ao PSL. No texto, citamos que esse não foi o único boato ligado a uma suposta filiação partidária do militar.

Também circula na internet a informação que aponta que o sargento seria filiado ao PT. A informação (assim como no caso do “PSL”) circulou por meio de prints acompanhados de fotos de Manoel. “Militar preso da FAB. O militar detido por drogas é filiado ao PT. Pronto! Resolvido o mistério”, diz uma das versões do boato.

Sargento Manoel Silva Rodrigues, preso com cocaína na Espanha, é filiado ao PT?

Como a história que aponta que o sargento é filiado ao PT perpassa pela mesma explicação da tese de que Manoel Silva Rodrigues era filiado ao PSL, vamos nos utilizar da mesma estrutura textual e mudar apenas “alguns detalhes”. Vamos aos fatos.

Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos

Como as notícias falsas urgem, vamos ser objetivos. Além das características de boatos da mensagem (que quem é leitor assíduo do Boatos.org já sabe de cor) e do tipo de denúncia (criminoso é filiado ao partido “x”) ser manjada no mundo das fake news, não encontramos nenhuma referência de que o militar seria filiado ao PT.

Fizemos uma busca por filiados com o nome do sargento no site do TSE e em bancos de dados públicos como esse do serviço Brasil.io. Como era de se esperar, nada encontramos.

Vale dizer que há mais um detalhe que enterra a tese de filiação a partidos políticos. A Constituição Federal, no artigo 142, veda qualquer tipo de filiação partidária a membros das Forças Armadas. “O militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos”, diz a lei.

Resumindo: a história que aponta que o sargento Manoel Silva Rodrigues, preso com cocaína na Espanha, é filiado ao PT é falsa. Uma pequena busca na internet e em dados oficiais desmancha essa farsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.