Sargento Manoel Silva Rodrigues, preso com cocaína na Espanha, é filiado ao PT #boato

Boato – O sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso com 39 quilos de cocaína em um avião oficial na Espanha, é filiado ao PT.

Há alguns minutos, desmentimos uma história falsa que apontava que o segundo-sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso com 39 quilos de cocaína na Espanha, era um pastor filiado ao PSL. No texto, citamos que esse não foi o único boato ligado a uma suposta filiação partidária do militar.

Também circula na internet a informação que aponta que o sargento seria filiado ao PT. A informação (assim como no caso do “PSL”) circulou por meio de prints acompanhados de fotos de Manoel. “Militar preso da FAB. O militar detido por drogas é filiado ao PT. Pronto! Resolvido o mistério”, diz uma das versões do boato.

Sargento Manoel Silva Rodrigues, preso com cocaína na Espanha, é filiado ao PT?

Como a história que aponta que o sargento é filiado ao PT perpassa pela mesma explicação da tese de que Manoel Silva Rodrigues era filiado ao PSL, vamos nos utilizar da mesma estrutura textual e mudar apenas “alguns detalhes”. Vamos aos fatos.

Como as notícias falsas urgem, vamos ser objetivos. Além das características de boatos da mensagem (que quem é leitor assíduo do Boatos.org já sabe de cor) e do tipo de denúncia (criminoso é filiado ao partido “x”) ser manjada no mundo das fake news, não encontramos nenhuma referência de que o militar seria filiado ao PT.

Fizemos uma busca por filiados com o nome do sargento no site do TSE e em bancos de dados públicos como esse do serviço Brasil.io. Como era de se esperar, nada encontramos.

Vale dizer que há mais um detalhe que enterra a tese de filiação a partidos políticos. A Constituição Federal, no artigo 142, veda qualquer tipo de filiação partidária a membros das Forças Armadas. “O militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos”, diz a lei.

Resumindo: a história que aponta que o sargento Manoel Silva Rodrigues, preso com cocaína na Espanha, é filiado ao PT é falsa. Uma pequena busca na internet e em dados oficiais desmancha essa farsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)