Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Canal que sempre divulga fake news divulga mentira sobre FBI, Elon Musk e prisão de Alexandre de Moraes

Canal que sempre divulga fake news divulga mentira sobre FBI, Elon Musk e prisão de Alexandre de Moraes

FBI defendeu Elon Musk e ofereceu ajuda para prender Alexandre de Moraes, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – O chefe do FBI resolveu dar um apoio a Elon Musk e ofereceu ajudar para prender Alexandre de Moraes nos EUA.

Análise

Estava demorando para uma página do YouTube já conhecida do Boatos.org se manifestar em relação ao caso Elon Musk x Alexandre de Moraes.

Um vídeo de quase 30 minutos lançado pela página “Sem Medo da Verdade BR” aponta que o “chefe do FBI teria oferecido ajuda a Elon Musk para prender Alexandre de Moraes” por conta de ajuda a cartéis da América do Sul.

O vídeo também cita figuras como Paula Belmonte, Rodrigo Bartolomei, Christopher Ray e outras que sempre aparecerem neste canal. “Chefão do FBI DEFENDE Elon Musk e oferece ajuda para PRENDER Alexandre de Moraes”, diz o título do vídeo. Leia trechos da transcrição:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

FBI informou ao departamento de justiça dos Estados Unidos que o Brasil estaria escondendo chefes de cartéis poderosos que resolveram se refugiar aqui com a benevolência do atual governo onde um ladrão condenado por múltiplos crimes resolveu conceder Refúgio para chefões do crime internacional que são procurados pela Interpol e pelo FBI segundo o delegado Rodrigo bartolomei que avisou ao chefão do FBI Christopher Ray que o governo brasileiro está protegendo um dos homens mais perigosos do mundo que resolveu se esconder nesse Paraíso da criminalidade chamado Brasil após o FBI deflagrar mais uma operação para reprimir a atuação de grandes cartéis na América do Norte os bandidos resolveram curtir a hospitalidade do Brasil graças à nossa querida Justiça

pois de acordo com a agência norte-americana que tem monitorado autoridades que recebem dinheiro de cartéis a suprema corte do nosso querido Brasil seus ministros recebem dinheiro para permitir que narcotraficantes venham sem qualquer repressão por parte da gestapo do nosso querido Ministro Andre de Moraes bartolomei alegou que o Brasil estaria abrigando chefões do crime que estão na lista vermelha de mais procurados da agência norte-americana a polícia federal que foi transformada para servir de capachos foi negada a extradição desses chefões que estariam se escondendo aqui no país pois a relação com os Estados Unidos azedou com o governo do ex-presidiário que decidiu abrigar no país criminosos de alta periculosidade

o diretor-geral do FBI Christopher Ray indicado ao cargo de chefe da maior agência de investigação do mundo pelo presidente Donald trump ofereceu Total apoio da agência para corroborar as denúncias apresentadas por Elon musk segundo o chefão do FBI que autorizou a investigação contra o Ministro do Supremo brasileiro muito mais grave do que as denúncias apresentadas por musk que seria justamente o ministro recebendo dinheiro do narcotráfico

Checagem

Não vamos colocar o vídeo aqui porque não vamos dar palco para maluco. Mas precisamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que o FBI ofereceu ajuda para Elon Musk e vai prender Alexandre de Moraes? 2) Há alguma chance de Alexandre de Moraes ser preso nos EUA? 3) As outras informações passadas no vídeo que cita FBI e Elon Musk são reais?

É verdade que o FBI ofereceu ajuda para Elon Musk e vai prender Alexandre de Moraes?

Não. Ao buscar por qualquer informação neste sentido, nada encontramos em fontes confiáveis. Para além disso, a página Sem Medo da Verdade (que já teve outros nomes antes de ser banida do YouTube) não passa de um canal que só espalha fake news para pessoas da extrema-direita mais alucinada sem empolgar.

A mesma página já publicou que “forças especiais” já foram prender Alexandre de Moraes, que o Chefe do Estado-Maior já começou a prender o ministro do STF, que um ministro do STM fez isso e, ainda, que o próprio FBI já tinha mandando o prender.  

Há alguma chance de Alexandre de Moraes ser preso nos EUA?

Não há. Primeiro, porque Alexandre de Moraes não responde a nenhum processo nos Estados Unidos. Segundo, porque a lei brasileira não permite a prisão de brasileiros no exterior (principalmente por acusações relacionadas ao nosso país). Terceiro, porque (como falamos), o canal que “soltou a bomba” só publica fakes.

As outras informações passadas no vídeo que cita FBI e Elon Musk são reais?

Também não. É claro que não analisamos todos os minutos do vídeo. Mas o que temos para falar é que muito do que é passado é repetição do que é dito em outros vídeos fakes. Ou seja: tudo não passa de um amontoado de balelas.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o FBI tenha oferecido “ajuda” a Elon Musk e mandado prender Alexandre de Moraes. Isto é inviável, não consta em nenhuma fonte confiável ou oficial e ainda surgiu em uma página que sempre publica histórias falsas para ganhar cliques e visualizações.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).