Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Exército encontrou água potável em Caicó (RN) a mando do governo Bolsonaro #boato

Exército encontrou água potável em Caicó (RN) a mando do governo Bolsonaro #boato

Boato – Mais uma vez, a mídia se calou para um feito de Bolsonaro. Presidente mandou o Exército para o Nordeste e água potável foi encontrada em Caicó (RN).

É público e notório que existe um racha entre alguns membros do governo de Jair Bolsonaro e alguns setores da mídia. Na internet, essa rivalidade acaba sendo acirrada com um argumento: de que a mídia só pensa em bater em Bolsonaro e não dá bola para “ações positivas” do governo. Estaria tudo certo se não fosse um detalhe: nem tudo que é atribuído ao atual presidente na internet é obra atual.

A última informação que circula na internet aponta que, a mando de Bolsonaro, o Exército Brasileiro foi para o Nordeste e encontrou água potável no município de Caicó. A informação é “endossada” por um vídeo e uma mensagem. Leia:

Exército Brasileiro, encontrou água potável, em um dos municípios mais secos do Nordeste. Caicó-RN. Esse poço artesiano abastecerá mais de 3 mil famílias e a mídia não divulga, porque será? Vamos divulgar? Porque a impreca BRASILEIRA não divulga esta tão gigantesca ação do Exército Brasileiro por determinação do governo Bolsonaro?

Exército encontrou água potável em Caicó (RN) a mando de Bolsonaro?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A pauta em si já nos causou desconfiança. Como falamos antes, boatos que atribuem ao governo Bolsonaro feitos de outros governos têm circulado com força na internet. Nos últimos tempos, desmentimos por aqui a história que fala que a BR-163 foi asfaltada em 2019, a que fala que o asfalto foi levado ao Pantanal em 2019, que Bolsonaro “trouxe a cura do câncer sem cirurgia para o Brasil” e até a criação do bandejão no Planalto.

Assim como em outros casos, o que não faltou foi gente compartilhando a “notícia” na internet. E, assim como em outros casos, a tal obra do Exército encontrando água potável em Caicó (RN) não tem nada a ver com o governo Bolsonaro. O que era alardeado como “novidade”, na realidade, não passava de algo que já existia no Brasil. Vamos aos fatos.

A resposta se dá com uma busca rápida em relação às ações do Exército na cidade de Caicó (RN). Desde 2013, há notícias falando de obras do Exército de perfuração de poços na região. Mais uma busca e descobrimos que o vídeo em questão é de setembro de 2015. Confira a publicação original:

Um dia depois do vídeo ir para ao ar, blogs locais publicaram a informação. Alguns dias depois, ainda em setembro de 2015, o site Só Notícia Boa também fez uma referência aos poços artesianos do Exército na cidade potiguar.

Resumindo: apesar de estar sendo alardeada como um “feito de Bolsonaro”, a notícia que aponta que o Exército encontrou água potável em Caicó (RN) é antiga. Ou seja, o vídeo não é de 2019, ação não se deu a “mando do presidente” e a mídia tem motivos temporais para “estar caladinha” sobre o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.