Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro faz Exército levar energia elétrica ao meio do pantanal, mostra vídeo #boato

Bolsonaro faz Exército levar energia elétrica ao meio do pantanal, mostra vídeo #boato

Boato – Em vídeo, os militares do Exército enviados por Bolsonaro aparecem trabalhando em construção para abrir uma rede elétrica no meio do pantanal. Mais um “golaço” do presidente!

Desde que Bolsoanaro assumiu a Presidência da República, não são raras as vezes em que o Boatos.org tem vindo a público para desmentir alguma mensagem que usa imagens antigas para exaltar algum “feito do presidente”. A mais nova fala de energia elétrica e Exército.

De acordo com a mensagem, os militares teriam sido enviados a pedido do presidente Bolsonaro. Porém, segundo a postagem, se os internautas não compartilhassem o suposto vídeo, ninguém ficaria sabendo da boa ação do presidente, já que a mídia (ou “extrema-imprensa”) supostamente não mostra as benfeitorias de Bolsonaro. Veja o texto original de duas publicações no Facebook e o tal vídeo que está circulando pela internet:

Versão 1: “Avante Brasil!!! Golaço do Presidente. Energia Elétrica no meio do Pantanal. Estou compartilhando porque a extrema-imprensa não mostra!!!” Versão 2:“Brasil desde 2019.  Golaço do presidente! ENERGIA ELÉTRICA NO MEIO DO PANTANAL! Se vc não compartilhar, ninguém ficará sabendo, pq a mídia não mostra. Obrigada Bolsonaro!! AVANTE BRASIL!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bolsonaro faz Exército levar energia elétrica ao meio do pantanal?

A reportagem que mostra o Exército Brasileiro trabalhando em uma construção para levar energia elétrica ao meio do pantanal é mesmo inspiradora e, por isso, fica fácil entender porque ganhou vários likes e compartilhamentos nas redes sociais. Mas será mesmo que os militares foram enviados pelo presidente Bolsonaro para a tal boa ação? A resposta é NÃO! E nós te provamos que a notícia é falsa com fatos.

Em primeiro lugar, as publicações no Facebook possuem todas as características de um boato: são alarmistas (uma vez que tentam atrair a atenção do público com uma mensagem chamativa), têm vários erros de português e, ainda, possuem pedidos de compartilhamento, com o claro intuito de espalhar a notícia e causar burburinho.

Em segundo lugar, já virou algo constante este ano aqui no Boatos.org desmentirmos boatos no estilo “Bolsonaro fez” usando imagens antigas. É o caso da falsa história de que o Exército teria inaugurado 200 poços artesianos no Nordeste durante o governo Bolsonaro e a suposta notícia de que a BR Tranzamazônica teria sido asfaltada pelo Exército Brasileiro após 50 anos a pedido do presidente Bolsonaro.

Outro fato que nos levou a desconfiar de que a postagem no Facebook é falsa é que as imagens mostram claramente que o vídeo não é atual. A reportagem tem uma qualidade inferior a que estamos acostumados a ver atualmente (em HD).

A própria estética da reportagem (ritmo de locução, off e imagens) não é atual. Mais do que isso, podemos observar também que a repórter Cláudia Gaigher está diferente do que se mostra nas imagens do vídeo em relação a hoje. Ainda trabalhando na TV Morena (afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul), ela está, naturalmente, mais velha.

Ainda, indo mais a fundo para desvendar toda essa história, ao buscarmos pela origem do vídeo, descobrimos que ele foi publicado na internet há cerca de 15 dias como “reportagem antiga”, como você pode ver aqui nesse link.

Vale dizer que agências de checagem, como a Agência Lupa, também fizeram o desmentido. Na apuração, consultaram a assessoria da TV Globo, que, por sua vez, afirmou que a reportagem é de 1998 e foi exibida no Jornal Nacional no mesmo ano. As imagens vistas no vídeo se tratam, na verdade, de uma obra realizada pelo Exército Brasileiro durante o governo Fernando Henrique Cardoso, como você pode ler aqui.

Resumindo: O vídeo que circula nas redes sociais dizendo que Bolsonaro fez o Exército levar energia elétrica ao meio do pantanal não passa de um boato. As imagens antigas estão relacionadas a outro assunto e foram usadas recentemente para espalhar a falsa notícia, com o intuito de exaltar feitos (“não feitos”) de Bolsonaro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.