Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Executivo do Santander José Antonio Álvarez grava áudio sobre economia e Bolsonaro #boato

Executivo do Santander José Antonio Álvarez grava áudio sobre economia e Bolsonaro #boato

Executivo do Santander José Antonio Álvarez grava áudio sobre economia e Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O executivo do Santander José Antonio Álvarez gravou um áudio no WhatsApp para mostrar como a economia brasileira está maravilhosa e como isso levará Bolsonaro à reeleição.

O que não tem faltado na internet (na realidade nunca faltou) são mensagens absurdas. Em alguns casos, as informações são tão descoladas da realidade que é preciso que essas mensagens (normalmente apócrifas) “ganhem” uma autoria falsa para terem mais credibilidade. É o caso da história de hoje, que fala de um áudio que está rodando no WhatsApp.

De acordo com a mensagem em questão, o “executivo do Santander José Antonio Álvarez” gravou um áudio falando do panorama da economia brasileira para o futuro. Em um tom muito otimista, ele destacou que o PIB do país está crescendo acima das expectativas, que o Brasil vai crescer muito e até chega a dar dicas de investimento.

Tamanho otimismo sem levar em conta os riscos da pandemia já seria algo questionável, mas a coisa piora. Não só ele diz que o Brasil vai “crescer muito” como também diz que “Bolsonaro está reeleito em 2022” e diz que ele “fez certo” ao não aderir ao “fique em casa” e “mandar todo mundo trabalhar”.

A mensagem que circula online é a seguinte: “Ouça o áudio do Executivo do Santander, José Antonio Álvarez. Tire suas conclusões e bora pra frente ! Notícia boa precisa ser compartilhada!!!”. Escute ao áudio abaixo e leia trechos da transcrição (feita automaticamente):

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Queridos colegas do grupo tem notícias maravilhosas para dar para vocês quentinhas do forno tá? Eu saí de uma call agora com gente importante, é gente bastante influente no mercado. Eu tenho colocado aqui direto que nos últimos 15, 20 dias a todas as situações que vocês estão revisando PIB para cima direto. […]

Expectativa de 5% de crescimento para esse ano e é isso mesmo .já começa o mercado a entrar em consenso de 5%. O Goldan Sachs estava em 4,5, não sei quem foi 4,3 mas a perpectiva era 3 até 30 dias atrás. […]

Então assim, resumo da ópera: ninguém, ninguém perde eleição com a economia dessas. Não existe! Ninguém é impichado com um crescimento econômico desse, com apoio popular que Bolsonaro tem na rua. Os caras estão desesperados porque o Bolsonaro está virtualmente eleito. Não tem como tirar essa taça dele, vai ser o primeiro caso no mundo da democracia ocidental com cara com esse apoio que ele tem e economia bombando desse jeito ele vai perder eleição.

E mais do que isso: ele pode me botar, bater no peito e dizer “fui eu sou responsável por isso” porque quando você tava quebrando a economia com o “fica em casa” como a Argentina, por exemplo, eu falei “vai trabalhar” a gente vai trabalhar. E ta aí o resultado. […]

Executivo do Santander José Antonio Álvarez gravou áudio sobre economia e Bolsonaro?

Stonks!!! Nem vamos levar em conta que o áudio em questão ignora diversos fatores para falar de economia (como que crescer depois de um tombo imenso é mais fácil e que não devemos ser tão otimistas com o futuro econômico em tempos de pandemia ou que, ainda, a camada mais pobre da população está com problemas financeiros sem precedentes) ou que Bolsonaro não goza de tanta popularidade assim (pesquisas mostram que ele é mais desaprovado do que aprovado), principalmente, por causa da péssima gestão da pandemia. Vamos focar na autoria.

Não sabemos o “fã de Bolsonaro” que gravou o áudio cheio de informação distorcida e meramente opinativa (com opinião enviesada), mas o fato é que a autoria do áudio não é do “Executivo do Santander José Antonio Álvarez”.

Não é de hoje que áudios são falsamente atribuídos a pessoas conhecidas para dar ganho de autoridade a posicionamentos favoráveis ao presidente (até porque ninguém leva mais a sério esses áudios dos chamados “bolsominions”). Já desmentimos áudios atribuídos, por exemplo, ao economista Ricardo Amorim, ao padre Marcelo Rossi, à ministra Damares Alves, a Ivo Gomes e a Ronaldo Caiado.

Ao buscar em fontes confiáveis pelo suposto posicionamento do executivo do Santander citado (que se assemelha mais a conselho de consultor de investimentos do que outra coisa), nada encontramos. Mais do que isso: José Antonio Álvarez é vice chairman e CEO do Santader Group. Para quem não sabe, ele é espanhol. Detalhe: a pessoa do áudio não tem um sotaque espanhol (tem um sotaque carioca) e sequer tem a voz parecida com a do executivo. Assista ao vídeo abaixo e compare as vozes:

Percebeu um detalhe no vídeo? A gravação, que é do balanço econômico do grupo referente ao primeiro trimestre de 2020, foi feita na casa do executivo. Ou seja: ao contrário do sujeito do áudio, José Antonio Álvarez aderiu (lá na Espanha) ao “fique em casa”.

Resumindo: além de o áudio em questão ter um tom ufanista (sem falar extremamente especulatório e otimista) sobre economia e Bolsonaro, o autor dele não é o executivo do Santander José Antonio Álvarez. Além de a voz ser diferente, o posicionamento de quem está no áudio contradiz o que mostrou o executivo durante o auge da pandemia (lá na Europa).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr
Marcações: