Ivo Gomes, irmão de Ciro Gomes, grava áudio sobre transposição do rio São Francisco, PT e Bolsonaro #boato

Boato – Ivo Gomes, prefeito de Sobral (CE), critica PT e elogia Bolsonaro pela inauguração da transposição do rio São Francisco.

Definitivamente, um dos assuntos mais comentados nesses últimos dias foi a inauguração de um trecho da obra de transposição do rio São Francisco. A história da transposição é longa e a ordem de execução do início das obras ocorreu ainda no período do Brasil Império, por meio de Dom Pedro II.

As obras, entretanto, começaram apenas entre 1890 e 1906, já durante os governos republicanos. No dia 26 de junho de 2020, o presidente Jair Bolsonaro inaugurou mais um trecho da obra de transposição do rio São Francisco. E parece que o prefeito de Sobral (CE), Ivo Gomes, irmão do ex-governador do Ceará Ciro Gomes, também deu a sua opinião. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Ivo Gomes teria gravado um áudio falando sobre a transposição do rio São Francisco, o presidente Bolsonaro e o PT.

Segundo o áudio, acompanhado da descrição “Palavras de Ivo GOMES, prefeito de Sobral-CE, irmão de Ciro e Cid, kkk por incrível que pareça”, ele teria parabenizado Bolsonaro por ter “posto fim à mamata” alimentada pelos governos FHC, Lula e Dilma. Ivo Gomes ainda teria criticado o trabalho do governo PT que, segundo ele, liberam o dinheiro para as obras, mas “desviam” parte do fundo. Ainda segundo o prefeito de Sobral (CE), o Anel Viário de Fortaleza, que está em construção há 20 anos, seria um exemplo da “mamata” criada pelo PT, mas que teve fim no governo Bolsonaro.

Ivo Gomes, irmão de Ciro Gomes, gravou um áudio sobre transposição do rio São Francisco, PT e Bolsonaro?

O áudio criou um verdadeiro rebuliço na internet, especialmente por Ciro Gomes ser um crítico ferrenho do governo Bolsonaro. Mas será que essa história de que o prefeito de Sobral (CE), Ivo Gomes, irmão do Ciro Gomes, teria criticado o PT e elogiado o Bolsonaro? A resposta é não.

Vamos aos fatos! Para começo de história, a publicação segue aquele velho roteiro de fake news na internet. Ela é vaga, bastante alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis.

Além disso, temos um vasto histórico de áudios falsos atribuídos a políticos circulando na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o general Braga Netto, chefe da Casa Civil, teria gravado um áudio falando sobre o papel do povo na intervenção militar. Também a que indicava que Bolsonaro teria gravado um áudio no hospital, após a tentativa de homicídio, xingando enfermeira, Ibope e “teatro” e, por fim, a que apontava que Ronaldo Caiado teria gravado um áudio de apoio a Bolsonaro e contra Marina Silva.

Se isso não bastasse, o tom da fala é, no mínimo, estranha. No final do áudio, o suposto Ivo Gomes atacou os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Além disso, ele parabenizou Bolsonaro pelo fim da “mamata”, afirmando que ele seria o salvador.

Vale destacar que Ivo Gomes, assim como seu irmão Ciro Gomes, é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). E, bem, uma rápida pesquisa na internet mostra que Ivo Gomes não considera Bolsonaro um bom político. E tem mais: o prefeito de Sobral (CE) já teceu várias críticas ao presidente Jair Bolsonaro em sua página oficial no Twitter. Além disso, foi o próprio PDT (partido de Ivo) que ofereceu denúncia ao Tribunal Internacional de Haia contra as ações de Bolsonaro frente à pandemia.

Por fim, o tom da voz não tem nada a ver com a voz de Ivo Gomes. Como é possível ver em uma live realizada por Ivo Gomes, tanto a voz quanto o sotaque da pessoa do áudio são diferentes das do prefeito de Sobral (CE). No comecinho do áudio, a voz até parece de Ciro Gomes, mas basta continuar escutando o áudio para reparar algumas diferenças.

Em resumo: a história que diz que Ivo Gomes, prefeito de Sobral (CE) e irmão de Ciro Gomes, gravou um vídeo criticando o PT e elogiando Bolsonaro é falsa! Primeiro, porque a voz e o sotaque da pessoa do áudio são diferentes das de Ivo Gomes. Se isso não bastasse, Ivo já criticou e até compartilhou publicações com críticas a Bolsonaro em suas redes sociais. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm