Boato – Link falso do g1 que diz que o TSE teria reconhecido a vitória de Bolsonaro nas eleições 2022 é um vírus criado pela esquerda.
Definitivamente, o resultado das eleições de 2022 não saiu da boca do povo até o exato momento. A vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 50,9% dos votos revoltou muitos eleitores (em especial, do presidente Jair Bolsonaro) que não aceitam o resultado.
Como forma de retaliação, os apoiadores de Bolsonaro resolveram fechar rodovias, estradas e até aglomerar em frente aos quartéis do Exército, pedindo por uma intervenção militar e afirmando que as eleições de 2022 teriam sido fraudadas.
E nesse embate nos últimos dias, uma história está chamando atenção nas redes sociais. De acordo com uma publicação, a esquerda brasileira teria criado um vírus em um link falso do g1. Segundo a história, o falso link apontaria para uma reportagem do g1 que afirmaria que o TSE teria reconhecido a vitória de Bolsonaro nas eleições de 2022. Ainda segundo a história, todo o falso link teria um vírus que seria capaz de destruir celulares. Confira:
“Pessoal, a esquerda fez um link com um vírus com uma falsa mensagem do G1 que diz que o TSE reconheceu a vitória de Bolsonaro nas eleições Não abram! Os que abriram tiveram seus telefones danificados”.
Esquerda criou vírus em link falso do g1 que fala que TSE reconheceu vitória de Bolsonaro?
Vídeo: é falso que menina Luiza vai ganhar cadeira de rodas por vídeo compartilhado no Zap
Vídeo: É falso que Alexandre de Moraes admitiu fraude nas eleições
A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou apoiadores do presidente Jair Bolsonaro preocupados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.
Histórias falsas sobre supostas ameaças relacionadas à tecnologia e coisas que prejudicam celulares não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que WhatsApp Gold e o vídeo Martinelli são vírus que vão estragar o seu celular. Também a que indicava que segundo delegado da PF, o vídeo do papa dançando samba é um vírus que vai infectar o seu celular e, por fim, a que apontava que “México conseguiu” é um vírus que entrará no seu celular em 5 segundos.
Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o assunto, mas não encontramos nada. Não existe nenhum indício de que a história seja verdadeira (bem como o suposto link). Não identificamos nenhuma mensagem parecida com a da história de hoje.
O mais próximo da história de hoje é uma publicação que também foi desmentida aqui no Boatos.org. Na oportunidade, uma história afirmava que o TSE teria acabado de informar a possibilidade de erro grave nas eleições de 2022, dando a vitória a Bolsonaro.
Se a história de hoje estiver se referindo a essa notícia falsa, não há nada de vírus que destrói o celular. Na verdade, trata-se de uma velha brincadeira bastante conhecida na internet. Nela, uma pessoa cria uma informação bombástica, utilizando o link de um portal de notícias. Ao abrir o link, você se depara com uma imagem do Tiririca com a legenda “É mentira, abestado”. De toda forma, faltam provas sobre o tal vírus da esquerda.
Em resumo: a história que diz que a esquerda criou um vírus em um link do g1 com a notícia de que o TSE teria reconhecido a vitória de Bolsonaro é falsa! Além de não existirem provas sobre o tal vírus da esquerda, não encontramos outras mensagens sobre o assunto. O mais próximo da história de hoje foi uma outra publicação também desmentida aqui no Boatos.org, que falava sobre a possibilidade de um erro grave nas eleições de 2022, que deu a vitória a Bolsonaro. Na oportunidade, alguém fez a velha brincadeira com uma informação bombástica, um link de um site de notícias e a imagem do Tiririca com a legenda “É mentira, abestado”. Como faltam provas e o ônus da prova é sempre de quem acusa, então, podemos afirmar que a história de hoje não passa de balela!
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | http://bit.ly/2AHn9ke |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3sexfTk |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | https://bit.ly/3cUbEso |