Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > WhatsApp Gold e vídeo Martinelli são vírus que vão estragar o seu celular #boato

WhatsApp Gold e vídeo Martinelli são vírus que vão estragar o seu celular #boato

Vírus Martinelli e WhatsApp Gold vão hackear seu celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Globo estava falando sobre o WhatsApp e sobre o vídeo Martinelli. Eles são vírus que vão para o seu celular e nada do que você fazer vai consertá-lo.

Essa talvez seja a mensagem que necessite de mais desmentidos na história do Boatos.org. Talvez telo tom atemporal e alarmista que faça sucesso. Agora, em pleno 2022 estamos tendo que falar novamente sobre isso.

De acordo com mensagens que circulam online, a Globo acabou de anunciar que o vídeo Martinelli e o WhatsApp vão ser lançados nos próximos dias e são vírus que vão hackear o seu celular. Leia a mensagem que viralizou novamente:

Confira o desmentido em vídeo

Hoje a Goblo estava falando sobre o Whatsapp Gold e é verdade. Existe um vídeo que será lançado amanhã no Whatsapp e se chama Martinelli. Não abra. Vai para o seu telefone e nada do que você fizer vai consertar. Avisem os seus contatos, amigos e colegas!! Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp Gold * Não abra! Eles acabaram de anunciar que o vírus é sério. Envie para todos.

WhatsApp Gold e vídeo Martinelli são vírus que vão estragar o seu celular?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet. Porém, a informação que aponta para a tal ameaça não só é falsa como também já foi desmentida inúmeras vezes no Boatos.org. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos a respeito.

Na realidade, esse assunto é o que chamamos de “boato clássico”. Já desmentimos essa história em 2018 e em 2019 (a única diferença é que o vídeo se chamaria “Gambarelli”). Relembre o que escrevemos na época (tudo continua valendo para hoje):

Essa história de vídeo que “é vírus mortal” já é velha. Já falamos de inúmeros casos (desde Mariana briga pela caneca até dança do papa) em que o texto usa a mesmíssima estrutura. Falamos tanto que rolou até um vídeo explicando que não há como pegar vírus de vídeos no WhatsApp. Confere aí a explicação:

Sobre o WhatsApp Gold, metade da informação procede. A metade que não procede é que se trata de uma atualização do WhatsApp. Na realidade, trata-se de um aplicativo que promete novas funcionalidades (assim como o WhatsApp Plus, alvo também de boatos).

A parte que é real é que existiu um golpe (em língua inglesa) falando sobre o APP. Porém, o golpe não circulou em português (se circulasse, teríamos falado aqui) e desde 2016 não circula online (deve ter tido alcance mínimo). Ou seja, a ameaça não é tão grande assim (só vale lembrar que você não deve instalar nada que seja de fora das lojas oficiais de seu telefone).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Globo anunciou que vão lançar um WhatsApp Gold e um vídeo Martinelli que são vírus e vão hackear o seu telefone. Tratam-se de fake news que já desmentimos e voltaram a circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso