Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > TSE acaba de informar possibilidade de erro grave nas eleições #boato

TSE acaba de informar possibilidade de erro grave nas eleições #boato

TSE acabou de informar possibilidade de erro grave nas eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Notícias dos portais G1 e R7 apontam que o TSE acabou de informar a possibilidade de um erro grave nas eleições que pode dar a vitória a Bolsonaro.

A semana de manifestações não só gerou o temor (ou a esperança, dependendo do ponto de vista) de uma crise institucional no Brasil como também gerou uma série de cenas pitorescas por parte de admiradores mais radicais do presidente Jair Bolsonaro. Pelo menos uma das cenas se deu pela história que vamos falar agora.

De acordo com mensagens com links para portais de notícias como o g1 e o R7, o TSE teria acabado de falar sobre a possibilidade de um “erro grave” que poderia dar a vitória para Bolsonaro nas eleições. Junto à a mensagem e ao portal de notícias, há um arquivo de imagem. Leia o texto que circula online:

*TSE acaba de informar possibilidade de erro grave na eleição que pode mudar o resultado do pleito para presidente no Brasil, dando a vitória a Jair Bolsonaro.*

TSE acabou de informar possibilidade de erro grave nas eleições?

Tem gente que não acredita que é possível que alguém acredite em uma informação dessas. Pois bem, durante a semana, diversos bolsonaristas comemoram a suposta notícia do R7. Confira o vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Pois bem, muita gente na internet (ou fora, como as pessoas do vídeo) se esqueceu de verificar um detalhezinho: a informação no site em questão é falsa. Mais do que isso, não passa de uma velha pegadinha do tipo “engana trouxa”.

Não é de hoje que “engraçadinhos” se utilizam de uma notícia bombástica (para chamar atenção) junto ao link de um portal de notícias (para gerar um tumbnail) e o link da imagem, que nada mais é do que uma foto de Tiririca falando “É mentira, abestado”, para completar a zoeira. O grande problema é que o link fica escondido e nem todos o percebem.

A prova de que a história da “possibilidade de erro grave nas eleições” é falsa está no fato de nem o g1 tampouco o R7 terem a história em questão. Ou seja: ela brotou na internet como uma brincadeira e atingiu até alguns mais fanáticos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o TSE declarou que descobriu a possibilidade de erro grave nas eleições. Trata-se de uma fake news que nasceu de uma pegadinha e chegou até as manifestações de rua.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso