Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Vídeo papa dançando samba é um vírus que vai infectar o seu celular, alerta delegado da PF #boato

Vídeo papa dançando samba é um vírus que vai infectar o seu celular, alerta delegado da PF #boato

Vídeo papa dançando samba é um vírus criado por hackers que rouba dados do celular, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cuidado com o vídeo chamado papa dançando samba. Ele é um vírus mortal que vai infectar o seu celular. Quem fez o alerta é o delegado da Polícia Federal Jaime Paranhos.

Um dos tipos de boatos mais recorrentes na internet é aquele que aponta para “grande ameaças” virtuais que circulam por aí. E, nos últimos dias, uma denúncia que teria vindo de um delegado da Polícia Federal (PF) começou a se espalhar por aí.

De acordo com uma mensagem que circula em redes sociais, hackers estão compartilhando um vídeo chamado “papa dançando samba”. O arquivo seria, na realidade, um vírus mortal que infectaria o seu celular rapidamente. Leia a mensagem que circula online e o áudio atribuído ao delegado em questão:

Confira o desmentido em vídeo:

Bom dia, bom dia para todo mundo. Para quem não me conhece, eu sou doutor Jaime Paranhos aqui da delegacia da Polícia Federal de Curitiba. Sou delegado-chefe e tô gravando esse áudio a pedido dos amigos do grupo, o Vinícius a Joana, para falar sobre esse novo golpe aí que tá acontecendo no WhatsApp… sobre o vídeo do Papa.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Se você receber em um vídeo escrito papa dançando Samba, vocês não abram em hipótese alguma porque no momento que você apertar para fazer o download, ele instala um ladrão de senhas aí no seu aparelho e rouba todas as suas senhas. Então o caso é sério.

Eu e meu colega, Doutor Peixoto, meu delegado assistente. Já estamos investigando e procurando saber de onde que tá saindo esse vírus que tá causando tanto transtorno, tá? O importante é que não abra em hipótese alguma. Tá bom até mais.

Delegado da PF alertou que vídeo papa dançando samba é um vírus que vai infectar o seu celular?

O áudio se espalhou com muita força em redes sociais. Só há um detalhe: ele não só é um boato como também é um boato que já foi desmentido por aqui em duas oportunidades (em 2018 e 2020). Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos sobre o assunto:

Esse é um boato para ser explicado por partes. Apesar de ter sido compartilhado em formato de áudio (e não como os outros boatos do gênero, que viralizaram como texto), a tal história do vídeo do papa dançando samba é tão falsa quanto todas as outras que desmentimos aqui (inclusive uma das mensagens fala da “dança do papa”). Como já demos os motivos em outros textos, dá uma lida aí e assista um vídeo sobre essa ameaça falsa:

Não há como pegar um vírus de arquivo no WhatsApp. O aplicativo já está programado para enviar apenas alguns tipos de arquivos (vídeo, fotos, documentos). Mesmo que a pessoa tente enviar um vírus disfarçado de vídeo não vai conseguir. A única hipótese para “hackear” o celular de alguém seria por meio de um link. Mas, até o momento não vimos ninguém fazer isso com o tal vídeo.

Detalhe: o tal vídeo do papa dançando samba (assim como outros vídeos descritos nesse tipo de alerta) simplesmente não existe. Até o momento, ninguém registrou o papa Francisco dançando samba. O mais próximo disso está no boato que fala que o papa estava dançando merengue. Porém, nem era o papa e nem era samba.

Por fim, o tal delegado “Jaime Paranhos”. De cara, achamos muito estranho um delegado da Polícia Federal ficar se autodenominando “doutor” e chamando o colega de “doutor” (isso é mais cara de Polícia Civil e das antigas).

Para ter certeza de que o sujeito não está na PF, fomos até o Portal da Transparência do governo federal e procuramos por “Paranhos”. O resultado da busca foi “zero” Jaime Paranhos entre os servidores públicos brasileiros.

Resumindo: se você recebeu um áudio de um delegado chamado Jaime Paranhos falando sobre o tal vídeo do papa dançando samba como um vírus mortal que vai hackear o seu celular, ignore. Nem o vídeo em questão é uma ameaça tampouco a pessoa que gravou o arquivo é um delegado da PF.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso