Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > “México conseguiu” é um vírus que entrará em seu celular em 5 segundos #boato

“México conseguiu” é um vírus que entrará em seu celular em 5 segundos #boato

“México conseguiu” é um vírus que entrará em seu celular em 5 segundos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Se passarem para você uma imagem com o nome de “México conseguiu”, delete. Trata-se de um vírus que vai entrar no seu celular em cinco segundos.

Fazia tempo que um tipo de boato clássico não circulava na internet: o do alerta falso de vírus mortal que vai “entrar no seu telefone”. Na história de hoje, vamos falar de um vídeo que está sendo atribuído ao México.

De acordo com uma mensagem que se espalhou com tudo no WhatsApp, está circulando uma imagem com o nome “México conseguiu” que, na realidade, seria um vírus mortal que entraria em seu celular em cinco segundos. Leia o texto que circula por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Vão publicar uma imagem mostrando como a Covid 19 foi curada no o Mexico, e o título é “O México conseguiu”… NÃO abra, porque entrará no celular em 5 segundos e não haverá nenhuma chance de detê-lo. É UM VIRUS. Compartilhe com os amigos e familiares. Divulgaram agora na CNN e na NBC.

“México conseguiu” é um vírus que entrará em seu celular em 5 segundos?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Não demorou para a mensagem se espalhar com todas as forças na internet. Só que, além de ser uma fake news já manjada, trata-se de uma mensagem sem veracidade muito parecida com outra que já desmentimos: a do vírus mortal chamado “México fez”. Como desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos.

A mensagem em questão (que tem características de boatos como ser vaga, alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento) já circulou com o nome de diversos outros arquivos. Só falando em pandemia, já desmentimos boatos sobre vídeos que falavam da Argentina e Índia.

Na realidade (tanto nesse como nos outros casos), a mensagem erra ao apontar que um arquivo de imagem ou vídeo (JPG, PNG, MP4, por exemplo) podem carregar o tal vírus. Como não são arquivos executáveis, não tem o poder de “infectar o celular em cinco segundos”. Falamos, inclusive, em vídeo sobre isso.

Para além disso, ao buscar pela imagem “México fez” nada encontramos (você, provavelmente, procurou e encontrou o nosso desmentido) e, ao buscarmos por qualquer informação sobre o assunto nos sites da CNN e BBC, também não achamos nada.

Por fim, vale apontar que o México sequer “encontrou a cura da Covid-19. Na realidade, o país segue com o número de casos e mortes em um patamar muito alto (mais de 500 óbitos diários). Ou seja: para completar, a mensagem passa por uma premissa falsa.

Resumindo: é falsa a história que aponta que há uma imagem chamada “México conseguiu” que seria um vírus mortal que acessaria o seu celular rapidamente. Trata-se de uma nova versão de um boato que já desmentimos aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso