Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Código 910563 no Diário Oficial revela que general Heleno é o novo presidente #boato

Código 910563 no Diário Oficial revela que general Heleno é o novo presidente #boato

Código 910563 no Diário Oficial revela que general Heleno é o novo presidente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Código 910563 no site do Diário Oficial mostra portaria assinada pelo general Heleno, em 2023, e revela que ele é o novo presidente

A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfim, aconteceu. Depois de diversas ameaças, após a vitória de Lula nas urnas, o presidente eleito não só subiu a rampa do Planalto como também foi acompanhado por 8 pessoas escolhidas para representar o povo brasileiro.

Assim como já havia prometido, o ex-presidente Jair Bolsonaro não compareceu à cerimônia para passar a faixa presidencial a Lula. O ex-presidente viajou para a Flórida (EUA), no dia 30 de dezembro de 2022, enquanto muitos dos seus apoiadores seguem agitando as redes sociais.

De acordo com uma história que está sendo compartilhada por bolsonaristas, o código 910563, no Diário Oficial, mostra que o general Heleno é o novo presidente do Brasil. Segundo a história, a prova seria a portaria nº 117, de 30 de dezembro de 2022, assinada pelo general Heleno. Ainda segundo o vídeo que acompanha a publicação, a portaria teria sido publicada no dia 02 de janeiro de 2023, com validade imediata e seria a prova de general Heleno agora comanda, por tempo indeterminado, o Brasil. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “Tá aqui, galera, pra quem duvida. Estou filmando aqui, ó. Entra na página Diário da União, coloca o número do código de pesquisa 910563. Coloca esse código, só coloca esse código, pesquisar e vai aparecer a portaria nº 117, de 30 de dezembro de 2022. Clica, Diário Oficial da União, Augusto Heleno Ribeiro Pereira. Começa a valer a partir da data de hoje, foi publicado hoje. Começa a valer a partir da data de hoje. Publicado em 02 do 01 de 2023. Pra traduzir pra vocês: quem manda em tudo agora não é o ladrão, não é o marginal. Tanto é que até agora, até agora ele não sentou na cadeira do presidente. E deixa eu falar pra vocês, nem vai sentar. Quem vai sentar na cadeira do presidente por tempo indeterminado é o Augusto Heleno. Cabou PTzada, cabou o roubo, vocês achou que iam ganhar na mão grande?

Agora é o Helenão que manda em tudo, tá? Ele tá no controle de tudo. Se não acredita, confira você mesmo. Cabou de sair hoje no Diário Oficial da União. Cabou a palhaçada, PTzada. Óbvio que a Globo não vai falar isso, porque são sede do governo, pode conferir. Nenhuma emissora vai ter coragem de falar isso. Talvez, a Jovem Pan fale e a revista Oeste. As outras vão se acovardar. Não adianta. Manda quem tem as armas. Agora ele tem o poder das Forças Armadas. Todo o poder das Forças Armadas está nas mãos dele. E é isso aí. E pra quem não sabe, esses dois generais que entrou, tanto na Aeronáutica como nas Forças Armadas, é bolsonarista ferrenho. Foi tudo arquitetado, tudo planejado. Bolsonaro não fugiu não, galera. Ele deixou tudo pronto, foi tudo orquestrado. É isso aí. Agora vamos ver os próximos acontecimentos. Quem viver, verá”.

Versão 2: “Patriotas..pesquisem no DOU o código 910563.. Quem Manda no Brasil é General Heleno desde 02/01/23.. O molusco é só um figurino…”. Versão 3: “Está no Diário Oficial da União e foi publicado em 02/01/2023!!!!! Código de pesquisa 910563 Portaria N. 117. de 30 de Dezembro de 2022 FOI ASSINADO por GENERAL AUGUSTO HELENO. A partir de hoje que COMANDA o Brasil é o General!!!!! GLÓRIA A DEUS !!!!!”.

Código 910563 no Diário Oficial revela que general Heleno é o novo presidente?

A informação se tornou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e agitou os grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não tem um pingo de verdade. A explicação fica por conta da falta de provas e do delírio de quem compartilhou a informação.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de provas e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre a transição da Presidência estão pipocando na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a exoneração do general Augusto Heleno era falsa e não saiu no Diário Oficial. Também a que indicava que a faixa presidencial recebida por Lula seria falsa e, por fim, a que apontava que a posse de Lula teria sido falsa, porque não seguiu rituais que existem há milênios.

Ao analisar toda a história, percebemos que ela se refere a uma fake news já desmentida por aqui. Há alguns dias, a equipe do Boatos.org desmentiu uma história que afirmava que a portaria 117, do Diário Oficial, provaria que o general Augusto Heleno seria o novo presidente do Brasil por tempo indeterminado.

Como explicamos na oportunidade, o general Heleno não assinou a portaria como presidente da República ou novo presidente da República. Na realidade, o documento (que é burocrático e de praxe) foi assinado pelo general Heleno no âmbito do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), ministério chefiado por ele até o dia 31 de dezembro de 2022. A portaria foi assinada por Heleno no dia 28 de dezembro de 2022, mas publicada apenas no dia 2 de janeiro de 2023. Assim como já sabemos, o general Heleno e outros ministros do governo Bolsonaro foram exonerados de seus cargos no dia 31 de dezembro de 2022 pelo ex-vice-presidente general Hamilton Mourão (uma vez que Bolsonaro estava fora do país).

A informação nova trazida pela história de hoje é o tal código 910563. Ao procurar por mais informações, descobrimos que o número não é um código. A portaria assinada pelo general Augusto Heleno (antes dele ser exonerado) falava sobre a mobilidade de um servidor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No documento não consta o nome da pessoa (por motivos óbvios), apenas a matrícula do servidor (que é o número que está sendo compartilhado na internet). O servidor foi nomeado no dia 27 de janeiro de 2022, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, para trabalhar no gabinete da Presidência.

Em resumo: a história que diz que o código 910563 no Diário Oficial da União mostra que o general Augusto Heleno é o novo presidente do Brasil é falsa! A portaria indicada pela pesquisa do número foi assinada no dia 28 de dezembro de 2022, no âmbito da GSI, quando o general Augusto Heleno era o ministro da pasta. Ele foi exonerado do cargo no dia 31 de dezembro de 2022 pelo ex-vice-presidente Hamilton Mourão. O número em questão não é um código, mas sim a matrícula de um servidor da Abin (tema da portaria assinada por Heleno). Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso