Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Portaria 117 do Diário Oficial prova que general Augusto Heleno é o novo presidente por tempo indeterminado #boato

Portaria 117 do Diário Oficial prova que general Augusto Heleno é o novo presidente por tempo indeterminado #boato

Portaria 117 do Diário Oficial prova que general Augusto Heleno é o novo presidente por tempo indeterminado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Agora vai! A publicação da portaria 117 no Diário Oficial prova que o general Augusto Heleno é o novo presidente do Brasil por tempo indeterminado.

Mesmo com a posse de Lula, o delírio por parte de grupos que ainda acreditam em um golpe no Brasil segue pesado. E, agora, as esperanças estão na figura do ex-ministro (preste atenção nisso) do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno.

A publicação da portaria 117 no Diário Oficial da União está sendo compartilhada como a prova de que o general Heleno seria o verdadeiro “novo presidente do Brasil”. Isso acontece porque é ele que assina a portaria 117 (que trata da cessão de um funcionário da Abin para uma função comissionada). Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Portaria 117 do diário oficial Augusto Heleno novo presidente por tempo indeterminado. Posse de Lula foi mais falsa que nota de 3 reais . Versão 2: Olha só quem publicou hoje no Diário da União, General Augusto Heleno!

Portaria 117 do Diário Oficial prova que general Augusto Heleno é o novo presidente por tempo indeterminado?

A publicação da portaria 177 no Diário Oficial da União gerou uma verdadeira histeria na internet. Muitos começaram até a falar que o general Heleno seria o verdadeiro presidente do Brasil, que a posse foi fake e outras coisas. Porém, toda essa especulação é falsa.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Para começar, a mensagem aponta para uma tese falsa e sem lógica. Só mesmo um lunático para acreditar que toda a cerimônia de posse de Lula foi falsa e que o petista não assumiu a Presidência da República. Lula já foi diplomado, assinou juramentos no Congresso e colocou a faixa (real, por sinal) de presidente.

Além disso, a mensagem se apoia na informação mentirosa de que a exoneração do general Heleno teria sido falsa. Como já apontamos neste texto, Augusto Heleno (assim como todos os ministros de Bolsonaro) não faz parte do governo federal.

Mas e a portaria 117? Por que raios ela foi publicada com a assinatura de Augusto Heleno no Diário Oficial da União? A explicação é mais simples do que você imagina.

Ao contrário do que as mensagens que circulam online sugerem, o general Augusto Heleno não assinou a portaria em questão como “presidente da República” (muito menos como “novo presidente da República”). Na realidade, a portaria 117 (um tanto quanto burocrática e de praxe) foi assinada por ele no âmbito do GSI. Isso não significa que o general Heleno ainda seja ministro.

Augusto Heleno assinou o documento no dia 28 de dezembro de 2022 e foi exonerado no dia 31 de dezembro de 2022. Ou seja: o ato se deu quando ele ainda era ministro.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o general Augusto Heleno é o novo presidente do Brasil por conta de uma assinatura na portaria 117. O ato se deu no âmbito do GSI e é datada da época em que ele ainda era ministro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso