Faixa presidencial recebida por Lula na posse é falsa #boato

Boato – Está aí a prova de que Lula não tomou posse como presidente. A faixa presidencial recebida na cerimônia é falsa.

A posse do presidente Lula dominou o noticiário dos últimos dias. E como toda notícia de destaque, está rendendo fake news na Internet. Uma delas aponta que a posse vai ser falsa.

De acordo com mensagens que estão circulando na Internet, a faixa presidencial recebida por Lula pelas mãos de pessoas que representam a diversidade do povo brasileiro seria falsa. A prova seria uma série de fotos que mostram outros presidentes com outras faixas. Leia algumas das mensagens que estão circulando online.

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: Lula não subiu a rampa !! Apenas foi até o parlatório. General Heleno não autorizou a entrada e nem a vistoria da equipe do nine. Lula terá que ficar mais alguns dias em hotel! Nenhum comandante das forças armadas estiveram na “posse” Generais que lula indicou ainda não assumiram. Faixa presidencial falsa…da shopee Não houve reverência as forças armadas. Não houve a salva de tiros de canhão ” protocolo oficial” Vamos aguardar.

Versão 2: Ao invés de subir a rampa do palácio do Alvorada, foi no congresso; Ao invés de receber a faixa presidencial, teve que arranjar uma na “lojinha” de fantasias de carnaval; Ao invés de ter a presença das FAA e os tiros de canhão, inventou que dispensou os militares; E ao invés de ir para a residência presidencial, vai dormir em um hotel. A posse mais fake que eu já vi na vida Selo comunismo de confiabilidade Acredita sim amiguinho. O presidente da construção das narrativas inventadas da rede Goebbels. Até a faixa do ladrão é falsa.

Faixa presidencial recebida por Lula na posse é falsa?

O que não faltou foi gente viralizando a informação na internet. Só que a história que aponta que para a tal faixa presidencial da Shopee na posse de Lula em 2022 não procede.

As mensagens já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Elas têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Além disso, o que não tem faltado na internet é mensagem falsa sobre coisas que justificariam que a posse de Lula foi falsa. Por exemplo, há a informação errada de que a exoneração do general Heleno foi fake.

Ao buscar pelo assunto em fontes confiáveis, descobrimos a verdade. Apesar de, inquestionavelmente, a faixa de Lula ser diferente das outras, não é verdade que ela é falsa.

Na realidade, existem dois modelos de faixa presidencial. De acordo com essa matéria da CNN, Lula optou por usar a faixa presidencial mais antiga (que ele, inclusive, usou no primeiro e no segundo mandato). Este modelo foi comprado nos anos 1990.

A faixa utilizada por Dilma, Temer e Bolsonaro é de um modelo comprado em 2007 e utilizada pela primeira vez pelo próprio Lula no Dia da Independência de 2008. Ou seja: a faixa utilizada por Lula durante a posse em 2022 não é falsa. É apenas uma faixa de modelo diferente.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula usou uma faixa presidencial falsa na cerimônia de posse em 2023. Trata-se de mais uma fake news sobre a posse de Lula que circula na web.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet