Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Posse de Lula foi fake porque não seguiu rituais que existem há milênios #boato

Posse de Lula foi fake porque não seguiu rituais que existem há milênios #boato

Posse de Lula foi fake porque não seguiu rituais que existem há milênios, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Militares e políticos não quiseram entregar faixa à Lula e posse foi fake. Cerimônia não teve nenhuma legitimidade, porque não seguiu rituais milenares.

Depois de muita expectativa, o presidente eleito nas eleições de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a Presidência da República do Brasil. Em uma cerimônia recheada de surpresas e emoção, Lula quebrou protocolos e trouxe diversidade para sua terceira posse como presidente.

Ao lado de indígenas, negros, LGBTQIA+, pessoas com deficiências, mulheres, metalúrgico, artesãos, crianças e professores, Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial. Assim como havia prometido, o ex-presidente Jair Bolsonaro não compareceu ao evento para entregar a faixa a Lula. A tarefa ficou encarregada aos 8 representantes do povo escolhidos pela equipe de Lula.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a posse de Lula foi falsa e não possui nenhuma legitimidade. Segundo a publicação, a cerimônia de posse do presidente Lula não seguiu rituais que existem há milênios e isso colocaria em xeque a validade da cerimônia. Ainda segundo a história, nenhuma figura política ou militar quis transferir a faixa para Lula. A publicação ainda aponta que a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, também teria dispensado os militares e os hinos que deveriam ter sido tocados durante a cerimônia. Por conta disso, a história afirma que a posse de Lula não teria seguido as regras da Constituição. Confira:

Versão 1: “Contradições na posse. Ao invés de subir a rampa do palácio do Alvorada, foi no congresso; Ao invés de receber a faixa presidencial, teve que arranjar uma na ‘lujinha’ de fantasias de carnaval; Ao invés de ter a presença das FAA e os tiros de canhão, inventou que dispensou os militares; E ao invés de ir para a residência presidencial, vai dormir em um hotel. A posse mais fake que eu já vi na vida. Selo comunismo de confiabilidade. Acredita sim amiguinho. O presidente da construção das narrativas inventadas da rede Goebbels. #OFinalSeraGlorioso”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: “Nos grupos que eu estou acompanhando e são grupos fortes todos estão na mesma teoria. Foi fake a posse. Eles sabem disso. Não tem legitimidade nenhuma. Ele não pode receber a faixa se não for de um de uma uma pessoa que no caso seria as Forças Armadas, porque o presidente e o ex e o vice-presidente não quiseram passar. Então, nenhum presidente, nem da Câmara, nem do Senado, ninguém quis. Então, o que que estão debatendo? Não tem legitimidade, foi uma posse fake sabendo por todos, estava esquisito, não estava uma posse dentro das quatro linhas, como reza, estavam falando que a canja, a Janja mudou, ela não quis os serviços militares que são necessários e fundamentais pra posse de um presidente. Ela não deixou acontecer, ela não deixou tocar os hinos que deveriam ser tocados, ela só deixou tocar o hino brasileiro, ela não aceitou um monte de rituais que devem ser seguidos, porque isso reza na Constituição. Outra coisa que não foi feita, ele não colocou a mão em cima da Constituição e nem tão pouco jurou nada em momento algum, só fez isso o Alckmin, tá? Ele não. É outro ato inconstitucional. Não pode acontecer. Tem um ritual que deve ser seguido. 

O PT não tem nenhum respaldo pra mudar o que há milênios é seguido. Entendeu? Já tem outra coisa assim. Ele não subiu a rampa da forma que deveria subir. Não recebeu a faixa na mão de ninguém que pudesse ter poder para isso. Quem passou foi um preto, tinha um deficiente físico, tinha um indígena representando o povo. E assim passou a faixa pra ele. Zero legitimidade também. Então o que que o povo está falando? Que nós estamos sim sobre um regime do Supremo Tribunal Militar e nós estamos abaixo, por baixo do Heleno, porém para não haver guerra, sangue, uma crise constitucional, fizeram acontecer de uma forma para poupar o povo. Poupar os manifestantes tanto do lado da direita quanto do lado da esquerda. E assim foi feito. No decorrer do do período eu acho que sem visibilidade de televisão, sem nada, eu acho que eles começam a agir. Até porque está no tudo. Todas as as portarias baixadas, todos os decretos, todas as vezes, as contratações, quer dizer, está tudo lá assinado. Está tudo catalogado, não tem como fugir daquilo. Então, nós estamos dentro das quatro linhas o tempo inteiro. E o pessoal, eu estou falando, eu estou falando não, é com propriedade porque eu não sei nada”.

Posse de Lula foi fake porque não seguiu rituais que existem há milênios?

A informação viralizou na internet, especialmente, no Facebook e no WhatsApp e deixou uma ponta de esperança em bolsonaristas que ainda não superaram a derrota do seu candidato. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da falta de provas e de noção.

A mensagem apresenta caráter vago, extremamente alarmista e não apresenta fontes confiáveis. Essas são características recorrentes em fake news na internet. Além disso, não existe nenhuma notícia sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

A eleição de Lula causou um verdadeiro boom de histórias falsas na internet, em especial, sobre sua posse. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a faixa presidencial recebida por Lula em sua posse é falsa. Também a que indicava que um vendaval em Brasília teria derrubado a estrutura do show da posse de Lula e, por fim, a que apontava que a portaria 117, do Diário Oficial, provaria que o general Heleno seria o novo presidente por tempo indeterminado.

Ao analisar a história, constatamos se tratar de um amontoado de informações falsas e golpistas de quem ainda não aceitou a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022. Todos os documentos mostram que Lula é o novo presidente do Brasil e ponto final.

O áudio que acompanha a publicação não convence ninguém (apenas os bolsonaristas mais iludidos). Para começo de história, ao contrário do que aponta a história, Lula subiu sim a rampa do Palácio do Planalto. Lula foi acompanhado de 8 representantes da sociedade brasileira, que foram responsáveis por entregar a faixa presidencial ao presidente.

Segundo, a faixa presidencial recebida por Lula é verdadeira. Essa história, inclusive, já foi desmentida aqui no Boatos.org. Na oportunidade, explicamos que existem duas faixas presidenciais. Lula optou por usar a mais antiga, a mesma que usou nas posses de 2003 e 2007. Já a faixa usada por Bolsonaro, em 2019, é mais nova. Ela foi comprada em 2007 e foi usada por Dilma e Temer. Mas o primeiro a utilizar a nova faixa foi Lula, em 2018, durante as comemorações do Dia da Independência.

Terceiro, a primeira-dama Janja, de fato, dispensou as salvas de canhão e o uso de fogos de artifício. A decisão foi um pedido de entidades de defesa da causa animal e também de instituições que cuidam de pessoas com deficiência e autismo. A própria presença da cachorrinha Resistência na cerimônia motivou a decisão.

Quarto, Lula e a primeira-dama Janja, de fato, dormiram em um hotel. Entretanto, a decisão não foi feita pelo presidente e pela primeira-dama. Na verdade, o Palácio do Planalto ainda não foi liberado. Ele está passando por limpeza e ajustes que impediram a mudança imediata.

Quinto, essa história de juramento com a mão na Constituição não existe no Brasil. Na realidade, a prática é adotada como uma tradição nos Estados Unidos. No Brasil, Lula fez o juramento, mas não com o gesto da mão (uma vez que não é obrigado).

Sexto, caso o ex-presidente não queira entregar a faixa para o presidente eleito, o novo presidente pode receber a faixa presidencial de quem quiser. No caso de Lula, após a negativa de Bolsonaro, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que a entrega da faixa não era sua responsabilidade. Dessa maneira, Lula decidiu quem seria o responsável pela entrega da faixa presidencial. Se isso não bastasse, dizer que “não existe legitimidade em um preto, deficiente físico ou indígena” entregando a faixa presidencial nada mais é do que puro preconceito (e desespero).

Sétimo, a mulher que aparece no áudio afirma que a posse de Lula não teve legitimidade, porque o presidente deixou de seguir um ritual que é feito há milênios. Ela só esqueceu de dizer que o Brasil foi invadido por Portugal há apenas 522 anos. Se isso não fosse o suficiente, o primeiro presidente do Brasil foi o marechal Deodoro da Fonseca, em 1889, após aplicar um golpe militar e por fim à monarquia no país.

Oitavo, o restante do áudio é um delírio coletivo de quem não tem mais nada para fazer da vida. O Brasil não está sob o regime do Supremo Tribunal Militar (STM) e muito menos responde ao general Heleno. No dia 31 de dezembro de 2022, o ex-vice-presidente Hamilton Mourão exonerou oficialmente o general Augusto Heleno e outros ministros de suas pastas.

Em resumo: a história que diz que a posse de Lula foi falsa, porque não seguiu rituais milenares é falsa! Todas as argumentações que aparecem no áudio que acompanha a publicação não passam de choro e de delírio. Lula está eleito e foi reconhecido em todas as instâncias: nas urnas, na diplomação do TSE e na posse oficial, no dia 1º de janeiro de 2023. O áudio não passa de insatisfação bolsonarista que não aceita a derrota de Bolsonaro nas urnas. Bolsonaro, inclusive, até já deixou o Brasil. O áudio não apresenta nenhuma prova e inventa absurdos, como o juramento com a mão sobre a Constituição (que apenas existe nos Estados Unidos) e que o Brasil estaria sob o comendo do general Heleno (que já foi exonerado no dia 31 de dezembro de 2022 e não tem mais nenhum poder sobre o país). Ou seja, tudo não passa de delírio e balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: