Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Exoneração do general Augusto Heleno é falsa e não saiu no Diário Oficial #boato

Exoneração do general Augusto Heleno é falsa e não saiu no Diário Oficial #boato

Exoneração do general Augusto Heleno é falsa e não saiu no Diário Oficial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Na realidade, a exoneração do general Augusto Heleno foi falsa. Isso porque não foi publicada no Diário Oficial e nem tem “número para averiguação”.

O governo do Brasil mudou, oficialmente, de mãos. Enquanto a equipe de Lula vai assumir seus postos, integrantes do governo Bolsonaro estão deixando os cargos. Mas, pelo menos para alguns dos simpatizantes do agora ex-presidente, não é isso que vai acontecer.

Mensagens que estão circulando em redes sociais “denunciam” que a exoneração do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, foi falsa. A prova disso seria o fato de a exoneração não constar no Diário Oficial e não ter “número para averiguação”. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: ACABEI DE ENTRAR NO DOU E NÃO APARECE NENHUMA EXONERAÇÃO, ESSAS QUE ESTÃO CIRCULANDO NÃO TEM NÚMERO NENHUM PARA AVERIGUAÇÃO, TEM ALGO ERRADO QUE NÃO ESTÁ CERTO! LEMBRANDO QUE DE SÁBADO E DOMINGO NÃO HÁ PUBLICAÇÕES!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 2: Caros patriotas! Bom dia. A exoneração do General Heleno é fake. Não tem nada no diário oficial, apenas um pesar a morte do Papa. Observem a esquerda está usando da fraqueza nossa para espalhar a desmotivação. Eu sei que estamos todos cansados, decepcionados, mas não deixem isso virar arma nas mãos do inimigo.

Gente porque vocês acham que eles ainda estão tentando nos derrubar ? Pra que ? Eles já não venceram ? Acordem, vamos aguardar o caminhar nas coisas hoje, sem murmurar. E mesmo que hoje não saia como esperemos (o que pode acontecer) não será a guerra vencida, e sim a batalha. Hoje somos uma Direita forte e seremos os verdadeiros opositores desse governo. Mas creiam, ainda não acabou. Esperamos Deus está acima de tudo

Exoneração do general Augusto Heleno é falsa e não saiu no Diário Oficial?

Não demorou para a tese se espalhar entre grupos de bolsonaristas que ainda acreditam na intervenção militar. Porém, não procede a informação que aponta que a exoneração de Augusto Heleno foi de “mentirinha”.

Como falamos há alguns dias, o que não tem faltado na internet são mensagens que apontam para coisas “bombásticas” com base em uma leitura (errada, claro) do Diário Oficial. Já desmentimos Estado de Sítio, GLO e outras coisas.

Além disso, a mensagem segue aquele roteiro básico das fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. E, ao buscar na fonte confiável (o Diário Oficial), a tese é derrubada. O próprio Diário Oficial da União desmente a informação de que a “exoneração” foi falsa. Leia o que diz a página 1 da Seção 2.

DECRETO DE 31 DE DEZEMBRO DE 2022 O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA,no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso I, da Constituição, resolve: EXONERAR AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA do cargo de Ministro de Estado do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Brasília, 31 de dezembro de 2022; 201º da Independência e 134º da República.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a exoneração do general Augusto Heleno não existiu e não foi publicada no Diário Oficial da União. Trata-se de mais uma fake news que aponta para “algo que está para ocorrer” e ser para incitar o sentimento golpista em alguns.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: