Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro ganha apoio de militares nos EUA #boato

Bolsonaro ganha apoio de militares nos EUA #boato

Bolsonaro ganha apoio de militares nos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Foto mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro ganhando apoio de militares nos Estados Unidos. Agora vai acontecer a intervenção militar.

Nos últimos dias, temos visto um tsunami de informações falsas circulando na internet. Tanto que algumas “notícias” que parecem que estão ficando velhas ainda viralizam. A que vamos tratar agora aponta que para uma suposta notícia do Correio Braziliense sobre a vida de Jair Bolsonaro no Estados Unidos.

Uma foto do ex-presidente junto com militares está circulando junto com um suposto print de notícia do site do Correio Braziliense que aponta que Bolsonaro teria ganho o apoio de militares nos Estados Unidos. Leia a mensagem e o texto da imagem:

CORREIO BRAZILIENSE Em uma reviravolta impressionante, Bolsonaro ganha apoio URGENTE: Bolsonaro ganha apoio de militares no EUA Neste dia 02 de janeiro, o ex presidente Jair Mesias Bolsonaro, é flagrado ao lado de militares do alto escalão dos Estados Unidos.…

Bolsonaro ganha apoio de militares nos EUA?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A história se espalhou com todas as forças na internet e, claro, chamou muita atenção entre grupos de “patriotas” no WhatsApp. Porém, a suposta notícia que aponta para tal aliança entre Bolsonaro e militares nos Estados Unidos é falsa.

O histórico de fake news de supostos prints de notícias já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação (conforme apontamos neste A Semana em Fakes). Já desmentimos, por exemplo, fake news que apontavam que para “TSE admitir erro nas eleições”, “sobre Jean Wyllys ser ministro da Educação” e “sobre Lula resolver taxar o Pix”. 

Além disso, os textos que circulam online são alarmista e tem erros de português. Como até cita uma fonte confiável, nos facilitou a checagem da informação. Ao buscar pelo conteúdo no site do Correio Braziliense, nada encontramos sobre o assunto. Ao buscar pela origem da imagem, matamos a charada.

A foto não tem nada a ver com “apoio de militares dos Estados Unidos”. Na realidade, a imagem é de Bolsonaro acompanhado de militares brasileiros. A foto foi utilizada em matérias que falavam da quebra de sigilo do ajudante de ordem do ex-presidente.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro “ganhou” apoio de militares nos Estados Unidos. Além de a história não proceder, a foto que circula com ela é antiga e nada tem a ver com militares norte-americanos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: