Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Aécio Neves é cunhado de Moro, que é filho de fundador do PSDB #boato

Aécio Neves é cunhado de Moro, que é filho de fundador do PSDB #boato

Aécio Neves é cunhado de Moro, que é filho de fundador do PSDB, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mensagem revela que o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro é cunhado de Aécio Neves e filho do fundador do PSDB.

É fato que Sérgio Moro tem se tornado um dos principais alvos de fake news nos últimos dias. Neste contexto, uma das últimas acusações que surgiram contra o ex-ministro da Justiça dão conta de que ele é cunhado do deputado federal Aécio Neves e filho do “fundador do PSDB”.

A “informação” está surgindo por meio de uma mensagem “solta” que está circulando por meio de alguns perfis do Facebook. A mensagem, bem curta, diz o seguinte: “Você sabia que Aécio Neves é cunhado de Moro e o pai de Moro foi fundador do PSDB? Moro foi sempre PSDB”.

Confira o desmentido em vídeo

Aécio Neves é cunhado de Moro, que é filho de fundador do PSDB?

Por incrível que pareça, a informação se espalhou com muita força na internet e ganhou muitos likes e compartilhamentos. Mas será mesmo que é real a informação que aponta que Aécio Neves é cunhado de Moro e que o ex-juiz da Lava Jato é filho do “fundador do PSDB”? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Quando nos deparamos com a mensagem, ficamos um pouco desconfiados. Primeiro porque a “informação” tem as principais características de boatos online como ser vaga, alarmista e sem citar fontes confiáveis. Segundo porque, além de Moro estar na “crista da onda” das fake news, não é incomum balelas se espalharem na internet por meio de textos soltos (que pode ter sido disparado por um robô).

Já desmentimos mensagens curtas e bombásticas sobre os advogados de Lula serem os mesmos de Adélio e dos hackers do caso “Intercept”, que a mãe e irmã de Adélio trabalhavam no gabinete de Maria do Rosário, que o governo reduziu o valor do PIS e outras.

Assim como nos outros casos, a mensagem não tem nenhum lastro em fontes confiáveis. Ao buscar por qualquer informação sobre o parentesco de Aécio (que é casado com Letícia Weber, que não tem Moro no sobrenome) e Moro (que é casado com Rosângela Wolff, que não tem Neves no sobrenome), nada encontramos além da mensagem que está pululando na web.

Até encontramos algo, mas que ajuda a reforçar o desmentido. O Metrópoles publicou que Olavo de Carvalho chegou a postar a mensagem (mesmo sem saber se é real) e classificou a ligação entre o deputado e ex-ministro como “fake news”.

Falando sobre a segunda parte da mensagem: também não é verdade que Sérgio Moro é filho do “fundador do PSDB”. Se falarmos em PSDB “nacional”, é possível ver que o nome do pai de Moro não consta na lista de fundadores.

Se falarmos sobre qualquer outro PSDB, temos um desmentido de 2016 em relação a uma publicação que falava que o pai de Moro (Áureo Moro) seria um dos fundadores do PSDB do Paraná. Na época, checamos a informação com o próprio PSDB estadual e chegamos à conclusão de que ela não procedia. Para mais detalhes, leia o nosso desmentido.

Resumindo: a história que aponta que Aécio Neves é cunhado de Sérgio Moro e que é filho do homem que fundou o PSDB é falsa. Não passa de mais um boato relacionado ao ex-ministro que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2AryYtw