Foto mostra Bolsonaro sem cicatriz no local em que levou facada em 2018 #boato

Boato – Uma foto mostra Bolsonaro sem a cicatriz no local em que levou a facada em 2018, abaixo do mamilo direito. Simplesmente desapareceu! Só restou a cicatriz da cirurgia do “câncer nos intestinos”.

As últimas eleições presidenciais foram marcadas por um acontecimento que poderia ter sido fatal e mudado radicalmente o rumo do Executivo do Brasil: a facada em Jair Bolsonaro. À época, Bolsonaro, então candidato à presidência, sofreu um atentado durante comício de sua campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG), onde foi golpeado por Adélio Bispo de Oliveira. Após várias cirurgias e complicações, conseguiu terminar a campanha e vencer o pleito, tornando-se, é claro, o nosso atual presidente da República.

Sobre isso, como nenhum assunto na internet “morre” para sempre, mais recentemente, começaram a circular pela internet rumores de que o episódio supostamente não passou de um golpe (“o maior da história”) do chefe do Executivo para vencer as eleições em 2018. Prova disso seria uma publicação que traz um print de uma entrevista de Jair Bolsonaro, no qual, na imagem, ele teria aparecido sem a cicatriz da facada que levou durante a campanha. A foto seria a comprovação de que a facada supostamente foi falsa. Confira, a seguir, as versões do texto original da publicação que estão compartilhando o print:

Versão 1: A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS! A cicatriz da “fakeada” que teria sido logo abaixo do mamilo direito (foto da fakeada), simplesmente DESAPARECEU! Só restou a cicatriz da CIRURGIA DO CÂNCER NOS INTESTINOS. Versão 2: O maior golpe da história. Onde esta a cicatriz da facada? Não digam que ele tem facilidade para cicatrização. 

Foto mostrou Bolsonaro sem cicatriz no local em que levou facada em 2018?

A publicação com o print que compara as imagens e a cicatriz de Jair Bolsonaro viralizou rapidamente, rendendo mais de 5 mil compartilhamentos no Facebook em apenas dois dias. Porém, o fato é que toda essa preocupação com o “desaparecimento” da cicatriz não passa de perda de tempo, pois não possui nenhum fundamento.

Isso porque, para começar, as versões da mensagem da publicação que estão compartilhando as fotos carregam todas as características de fake news: são vagas (não fornecem mais dados que possam comprovar que o ferimento realmente desapareceu ou nunca existiu), alarmistas (têm o intuito de incitar discursos de ódio contra Bolsonaro nas redes sociais), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis de notícias que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, não é de hoje que surgem boatos online que tentam trazer teorias conspiratórias ou “provas” de que a facada em Bolsonaro foi falsa. Inclusive, nós já desmentimos vários deles aqui no Boatos.org, como, por exemplo, aquele que dizia que o ex-ministro Gustavo Bebianno teria dito ao Globo que a facada foi uma invenção de Bolsonaro; outro que dizia que Bolsonaro teria forjado o atentado para ganhar eleitores indecisos; uma história mais bizarra ainda de que o atentado seria falso porque não haviam manchas de sangue; e um último fake bem parecido com o de hoje, que denunciava que a foto do presidente com a cicatriz após cirurgia seria falsa, tirada em 2017.

Em nenhum desses casos, conseguiu-se comprovar que a facada em Jair Bolsonaro foi falsa, já que a tese tampouco tem alguma lógica. Por mais que todas essas teorias apontassem para detalhes que pudessem tachar o atentado como “forjado”, tudo aponta para a veracidade do episódio.

Afinal, será Bolsonaro arriscaria a própria vida e levar uma facada só para ganhar mais popularidade e vencer as eleições? A troco de quê Adélio aceitaria ser autor de uma farsa, quase ser linchado e ficar preso?

Poderíamos dar outros inúmeros argumentos aqui, mas acho que já deu para sacar que essa tese de facada falsa não faz sentido, certo? Além disso, ao procurarmos por fontes confiáveis que embasassem a informação sobre o print de Bolsonaro sem a cicatriz, nada encontramos. Por isso, decidimos analisar as imagens que estão sendo compartilhadas.

foto da praia é de uma “fã” do presidente. Não sabemos quando ela foi tirada, mas dá sim para ver uma cicatriz gigantesca fora do local da marca em vermelho. Já a outra imagem é do momento da facada. Porém, é possível notar que a marcação também tem um erro. A facada não foi naquele local. Por último, o próprio presidente Bolsonaro já mostrou à imprensa em algumas ocasiões a cicatriz onde sofreu o ferimento.

Resumindo: A publicação que traz uma suposta foto de Bolsonaro sem a cicatriz onde levou a facada em 2018 não é verdadeira. A imagem que está sendo compartilhada, vista de outros ângulos e de outras fontes, mostra sim a cicatriz enorme no local, mas foi demarcada em vermelho de forma errada para espalhar o boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)