Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > 10.000 urnas tiveram zero votos para Bolsonaro nas eleições 2022 #boato

10.000 urnas tiveram zero votos para Bolsonaro nas eleições 2022 #boato

10.000 urnas tiveram zero votos para Bolsonaro nas eleições 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – 10.000 urnas tiveram zero votos para Bolsonaro nas eleições. Falta de votos provam a fraude nas urnas eletrônicas. 

Mesmo depois do relatório do Ministério da Defesa confirmar a segurança das urnas, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e negacionistas eleitorais ainda insistem nas alegações de fraude nas urnas eletrônicas. As teorias têm de tudo, de fuga do ministro Alexandre de Moraes a intervenção militar.

Desta vez, o alerta aponta que 10.000 urnas tiveram zero votos para Bolsonaro e que o episódio comprovaria a fraude nas urnas eletrônicas. A mensagem afirma que os casos ocorreram em cidades do Mato Grosso e Sergipe e conclui que o “sistema é vulnerável à manipulação externa”. Leia o que diz a mensagem:

Vide a última citação, e tenha a seguinte conclusão: O SISTEMA É VULNERÁVEL À MANIPULAÇÃO EXTERNA, RESUMINDO: FRAUDE! Isso explica 10000 urnas com zero votos a Bolsonaro, inclusive, em cidades do MT e SE. E vitória de Lula em MG.

10.000 urnas tiveram zero votos para Bolsonaro nas eleições 2022?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O alerta faz parte da nova toada dada às alegações de fraude, em que afirmam que o presidente Jair Bolsonaro não recebeu nenhum voto. Mas é aquilo que a gente já explicou e está repetitivo: os dados estão equivocados e a tese de fraude não faz o menor sentido e, convenhamos, já está ficando exaustiva.

Mas, vamos lá. Essa não é a primeira vez que aparecem falsas denúncias de que os votos do presidente Bolsonaro não foram computados. A narrativa de que ocorreram fraudes onde o candidato à reeleição não recebeu nenhum voto tem sido recorrente. Estão aí os alertas envolvendo São Gabriel da Cachoeira, Manicoré e Confresa que não nos deixam mentir.

Pois bem, de fato, houve seções eleitorais em que apenas um dos candidatos recebeu todos os votos. De acordo com o levantamento do O Globo, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 147 seções eleitorais, Lula ou Bolsonaro tiveram todos os votos válidos. Ao todo, foram 143 seções onde apenas Lula recebeu votos e 4 em que somente o presidente Bolsonaro foi votado. Porém, não significa que houve fraude nas eleições.

Das 143 seções em que Lula foi votado, 118 ficam no Nordeste ou no Norte do país, sendo que muitas delas em áreas com grande presença indígena e quilombola. Na seção de Confresa, no Mato Grosso, por exemplo, o presidente eleito recebeu 383 votos. A situação foi, inclusive, alvo de boatos, já que o estado fazia parte do reduto bolsonarista. Mas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) explicou que a seção recebeu os votos da aldeia indígena Urubu Branco, onde a convergência de votos é uma situação comum, o que não indica fraude eleitoral. O cacique da aldeia, Elber Ware’i Tapirapé, também confirmou apoio da comunidade ao petista

Vale lembrar que cada seção eleitoral possui uma urna, o que significa que apenas 143 urnas registraram nenhum voto para Bolsonaro, o que representa 0,03% das mais de 472 mil urnas usadas em 2022. Note que o número não chega nem perto das 10.000 urnas citadas na mensagem.

Por sinal, o fenômeno também ocorreu em pleitos anteriores para os dois candidatos que disputavam o segundo turno, como mostra essa matéria do Yahoo Notícias. Quer dizer, a situação é mais comum do que se imagina, e não prova que há fraude nas urnas.

Resumindo: não é verdade que 10.000 urnas tiveram zero votos para Bolsonaro nas eleições 2022. Isso porque, na realidade, houve somente 143 seções onde apenas Lula recebeu votos. Ou seja, o alerta não passa de mais uma fake news com dados equivocados para alegar fraude eleitoral.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso