Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Manicoré (AM) teve zero votos para Bolsonaro e urnas foram fraudadas na cidade #boato

Manicoré (AM) teve zero votos para Bolsonaro e urnas foram fraudadas na cidade #boato

Manicoré (AM) teve zero votos para Bolsonaro e urnas foram fraudadas na cidade, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Indígena denunciou que a cidade de Manicoré (Amazonas) teve, apesar do apoio massivo de indígenas, zero votos para Bolsonaro. É a prova da fraude nas eleições.

Um dos últimos focos de quem continua, sem provas, questionando o resultado das eleições está nas urnas que supostamente teriam dado zero votos para Bolsonaro. Entre fake news que apontariam para fraudes (como o que falava da cidade de Confresa), há fake news que, inclusive, erram o número de votos no atual presidente.

Hoje mesmo desmentimos uma informação falsa que apontava que Bolsonaro havia tido zero votos na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM). Agora, a história aponta para outra cidade do mesmo estado: Manicoré.

Um vídeo de uma indígena que é apoiadora de Bolsonaro aponta que o atual presidente teve zero votos na cidade e que parentes dela, apoiadores de Bolsonaro, estavam questionando o porquê. No vídeo, ela, ainda, aponta que essa é a prova da fraude e ataca Alexandre de Moraes.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Versão 1: Alô Alexandre de Moraes – os índios do município de Manicoré querem saber aonde foi parar os votos que eles depositaram nas urnas. Será que alguém poderia garantir esse direito? Versão 2: Manicoré, AM seção com zero votos para Bolsonaro. Onde estão os votos dessa família? Versão 3: O Brasil quer saber: Onde estão os votos do Bolsonaro da população de Manicoré/Amazonas.

Transcrição: Eu sou de Manicoré Amazonas muito revoltada que eu acabei de receber um pedido de socorro da minha família, dos meus familiares que moram nesse município. Manicoré é estado do Amazonas gente. 22 recebeu zero voto. Zero voto. E a população eu tenho vídeo da carreata da motociata que fizeram com vinte e dois Manicoré. Então o povo está me cobrando.

Em Brasília, fala com alguém aí pra saber onde está o nosso voto. Não apareceu nada. Vinte e dois zero em Manicoré. Se o presidente da Assembleia Legislativa do estado do Amazonas que apoia o governador do Amazonas que foi reeleito Wilson Lima teve

Milhares em Manicoré que apoia o Bolsonaro e o Bolsonaro teve zero voto. A gente quer saber aonde está o nosso voto. Seu Alexandre de Moraes ladrão. Epa! Ladrão. Você roubou o voto do Bolsonaro para dar pro Lula. Povos indígena e não indígena de Manicoré que votou 22 a gente quer saber. Você vai dar um jeito. porque a gente quer saber pra onde foi parar o nosso voto.

Manicoré (AM) teve zero votos para Bolsonaro e urnas foram fraudadas na cidade?

O que não faltou foi gente compartilhando a mensagem e o vídeo em questão. Porém, o que nem todos acabaram se atentando foi que é falsa a informação que aponta que Manicoré teve zero votos para Bolsonaro e que as urnas foram fraudadas na cidade.

O histórico recente (que já citamos no início do texto) e a mensagem em questão (que carrega algumas das principais características de fake news) nos deixaram muito desconfiados da veracidade da informação. Veracidade que caiu por terra com duas buscas (um simples e outra não tão simples).

A simples foi pela busca do resultado da votação em Manicoré (AM). Não demorou para percebermos que é falsa a informação que aponta que Bolsonaro teve zero votos na cidade. Dados do TSE apontam que Bolsonaro teve 8.056 votos (34,68% dos votos válidos). Ou seja: entre zero e 8.056 há uma diferença gigantesca.

Só isso já desmentiria a fake news. Porém, resolvemos ir além. Neste site, procuramos por todas as mais de 100 seções eleitorais da cidade (façam isso, é uma delícia #SQN) e sabe quantas têm zero votos para Bolsonaro? Nenhuma! Ou seja: nem a cidade e nem uma das seções tiveram zero voto para o atual presidente.

Resumindo: a informação que aponta que Manicoré teve zero votos para Bolsonaro e que esta seria a prova da “fraude nas eleições” é falsa. A cidade teve mais de 8 mil votos no 22 e nenhuma das seções não contabilizou voto para o candidato derrotado no segundo turno. Se querem uma “desculpa” para alegar fraude, é melhor encontrar outra.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso