Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro teve zero votos em São Gabriel da Cachoeira (AM) #boato

Bolsonaro teve zero votos em São Gabriel da Cachoeira (AM) #boato

Bolsonaro teve zero votos em São Gabriel da Cachoeira (AM), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em 2021, Bolsonaro foi recebido por diversos apoiadores, em São Gabriel da Cachoeira (AM), mas não ganhou nenhum voto em 2022.

O resultado das eleições brasileiras de 2022 ainda segue dando o que falar. Não só pela eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas também por teorias da conspiração que acreditam que o pleito teria sido fraudado.

Essa ilusão foi o suficiente para levar bolsonaristas às ruas, que desde o final das eleições, se reúnem em manifestações golpistas pedindo por intervenção militar e para que o presidente Jair Bolsonaro continue sendo o presidente do país.

Em meio à essa confusão, histórias falsas não param de pipocar nas redes sociais. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada por aí, Bolsonaro não teria registrado nenhum voto no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Segundo a história, Bolsonaro já visitou a cidade, em 2021, e um vídeo mostra dezenas de pessoas recebendo o presidente. Ainda segundo a história, São Gabriel da Cachoeira (AM) teria um quartel do Exército e seria impossível Bolsonaro não ser votado no município, o que comprovaria a fraude nas eleições. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “DIA EM QUE PR BOLSONARO ESTEVE EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA – AM, EM 27/05/21. ELE OBTEVE (0) “V.”. COMO SE EXPLICA ESTE MISTÉRIO MISTERIOSO?”. Versão 2: “Foi nessa cidade – São Gabriel da Cachoeira/AM – que o Bolsonaro não teve NENHUM voto?”. Versão 3: “São Gabriel da Cachoeira no Amazonas não deu nenhum voto a Bolsonaro. Lá tem um quartel do Exército. Imagina nenhum militar votar em Bolsonaro. Piada né não”.

Bolsonaro teve zero votos em São Gabriel da Cachoeira (AM)?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos eleitores do presidente Jair Bolsonaro revoltados com a situação. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da origem da informação e pelos boletins de urna do município.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, os erros ortográficos, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostas fraudes nas urnas não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu dezenas delas, como a que dizia que o TSE teria acabado de informar a possibilidade de erro grave nas eleições. Também a que indicava que um documento PDF de 70 páginas, das Forças Armadas, comprovaria fraudes nas eleições do Brasil e, por fim, a que apontava que a juíza sueca Anna Ase teria falado sobre fraude nas eleições brasileiras de 2022.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, não encontramos nada que pudesse sustentar a história de hoje. É fato que o presidente Jair Bolsonaro visitou o município de São Gabriel da Cachoeira (AM). A visita ocorreu no dia 27 de maio de 2021. Na oportunidade, Bolsonaro inaugurou uma ponte de madeira construída pelo Exército, na BR-307 e visitou o 5º Pelotão Especial de Fronteira.

Entretanto, não é verdade que Bolsonaro teve 0 votos no município. A informação pode ser facilmente checada por meio dos boletins de urna do município e também pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados na internet. Como é possível observar, segundo os dados do TSE, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), o ex-presidente Lula obteve 17.090 votos, atingindo 80,64% dos eleitores. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro conquistou 4.103 votos, somando 19,36% dos eleitores da cidade.

Se isso não bastasse, o próprio vídeo usado como prova mostra que Bolsonaro não mobilizou tantos moradores assim. É possível ver algumas dezenas de pessoas, mas elas não chegam nem a 4 mil.

Ainda que São Gabriel da Cachoeira (AM) tenha um quartel do Exército e o presidente Jair Bolsonaro tenha sido bem recebido por alguns moradores, Lula teve uma votação expressiva entre os indígenas do município. Descontentes com as políticas adotadas pelo governo Bolsonaro e pelo crescente número de desmatamentos e de garimpos ilegais, os indígenas da região resolveram apoiar o ex-presidente Lula, o que culminou no resultado.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro teve 0 votos em São Gabriel da Cachoeira (AM) e isso comprovaria a fraude nas eleições é falsa! Dados do próprio TSE mostram que Bolsonaro recebeu 4.103 votos no município (enquanto Lula somou 17.090 votos). Além disso, no vídeo usado como prova é possível ver que, apesar de algumas dezenas de pessoas receberem Bolsonaro na cidade, em 2021, está longe de ser uma multidão. Por fim, Lula venceu em São Gabriel da Cachoeira (AM), porque recebeu uma votação expressiva entre as comunidades indígenas, não tendo nada a ver com as urnas eletrônicas ou com fraudes eleitorais. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso