Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > É falso que incêndio no Havaí tenha sido causado por ataque terrorista climático

É falso que incêndio no Havaí tenha sido causado por ataque terrorista climático

Incêndio no Havaí foi causado por ataque terrorista climático, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Incêndio que devastou alguns locais do Havaí foi causado por ataques terroristas climáticos de globalistas e dos EUA.

  Introdução

Na última semana, um Incêndio de proporções gigantescas causou uma tragédia no Havaí. Enquanto autoridades contam os mortos, ainda se investigam as causas do incêndio. E mensagens que circulam na web já apontam para “o culpado”.

Uma imagem de um terreno destruído junto a outro com árvores aparentemente intactas está circulando junto com a informação de que seria a prova de que o que ocorreu foi um “ataque terrorista climático” por parte dos EUA. Leia a algumas das mensagens que circulam online, que em alguns casos falam também sobre “globalistas”:

Versão 1: Teme-se que centenas de pessoas tenham morrido e cidades inteiras tenham sido totalmente queimadas em Maui, Havaí, no que é claramente um ataque terrorista climático de bilionários globalistas contra os cidadãos do Havaí, principalmente na ilha de Maui.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Globalistas lançam ataque terrorista climático contra cidadãos em Maui, destruindo vidas e propriedades (VÍDEO) Teme-se que centenas de pessoas tenham morrido e cidades inteiras tenham sido totalmente queimadas em Maui, Havaí, no que é claramente um ataque terrorista climático de bilionários globalistas contra os cidadãos do Havaí, principalmente na ilha de Maui.

  Análise

Nas nossas averiguações, o conteúdo circulou de duas formas principais. 1) Por meio de postagens isoladas de foto + acusação por meio de redes sociais como o Twitter e Facebook. 2) Por meio de um site que sempre nos “brinda” com informações falsas vindas dos exterior.

O conteúdo tem algumas características de fake news como o tom alarmista,  erros de português e falta de fontes confiáveis. Não é de hoje que histórias falsas envolvendo coisas como “armas climáticas” circulam na Internet. Já desmentimos, por exemplo, que um terremoto na Turquia havia sido causado por armas do tipo e que elas Haarp teriam causado nevascas.

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que os incêndios no Havaí foram causados por armas climáticas globais? 2) O que explica que algumas árvores estão secas mesmo perante o incêndio? 3) Existe ataque climático global, conforme o texto que fala sobre o Havaí aponta?

Checagem

É verdade que os incêndios no Havaí foram causados por armas climáticas globais?

Não. A fonte da informação já entrega a farsa. Trata-se de um site negacionista que vive compartilhando fake news. Já desmentimos exemplo aqui, aqui e aqui. Para além disso, há uma explicação para o incêndio. As altas temperaturas,  o tempo seco e o fato de postes de energia continuarem energia dos em alguns pontos corroboraram para a tragédia.

O que explica que algumas árvores estão secas mesmo perante o incêndio?

Há uma explicação dada em sites que desmentiram a versão em inglês da fake news. A agência Associated Press e a BBC apontaram que algumas árvores não pegaram fogo por serem espécimes completamente úmidas. Elas resistiram às chamas.

Existe ataque climático global, conforme o texto que fala sobre o Havaí aponta?

Não. Essa história de armas climáticas é Haarp não passa de uma teoria da conspiração que há tempos circula na Internet. Não há qualquer prova de que haja uma guerra climática. As mudanças ocorrem justamente por algo que a extrema direita tenta esconder: o aquecimento global.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

É falso que o incêndio no Havaí tenha sido causado por um “ataque terrorista climático”. O que é apresentado por prova não é prova e a tese, apresentada por conspiracionistas, não se sustenta.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm