Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Terremoto na Turquia e Síria foi provocado pelos EUA com armas Haarp #boato

Terremoto na Turquia e Síria foi provocado pelos EUA com armas Haarp #boato

Terremoto na Turquia e Síria foi provocado pelos EUA com armas Haarp, diz boato (Foto: Reprodução/Kwai)

Boato – Foi descoberta a verdade! Uma senadora da Romênia descobriu que o terremoto da Turquia e da Síria foi, na realidade, provocado por armas Haarp dos EUA.

O terrível terremoto na Turquia e na Síria que, de acordo com dados oficiais, já vitimou 40 mil pessoas está deixando o mundo estarrecido. Mesmo assim, ainda é possível ver pessoas que parecem estar com outras “prioridades” em relação ao caso.

Isso é possível ver em um vídeo da senadora romena Diana Ivanovici Șoșoacă. Ela teria “revelado ao mundo” que, na realidade, o terremoto da Turquia foi provocado pelos EUA por meio de armas Haarp (que seria capazes de causar alterações climáticas ao mundo). Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Segundo a Senadora Diana Ivanovici Șoșoacă, os EUA provocaram o terremoto na Turquia e na Síria Versão 2: Senadora romena, Diana Sosoaca falando que o terremoto foi provocado pelo sistema *haarp (arma de ultra-frequência americano), acompanha a legenda!! Versão 3: 10 Países tiraram seus embaixadores da Turquia um dia antes?! Gente … se isso for vdd, será mesmo o caos … Versão 4: Foi provocado o terremoto

Terremoto na Turquia e Síria foi provocado pelos EUA com armas Haarp?

Por incrível que pareça, ainda tem idiota que acredita nesta tese (é por isso que pessoas como estas são eleitas aqui no Brasil também). Porém, a tese que aponta que o terremoto foi provocado pelos EUA não só é falsa como também é absurda.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem, por si só, já começa a entregar a farsa. Ela tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Sobre este último item: apesar de a “fonte” ser identificada, a senadora da Romênia em questão passa longe de ser confiável. Ao buscar notícias do país e de outros locais (como da Itália), descobrimos que Diana Ivanovici Șoșoacă é uma política conhecida por espalhar fake news na internet (qualquer semelhança com o Brasil não é coincidência).

Ela já comparou vacinados a cordeiros indo ao matadouro, foi contra máscaras e já foi algumas vezes restringida das redes sociais. Ou seja: a fonte não é nada confiável. Não bastasse isso, os argumentos utilizados por ela não são válidos.

Ela aponta como uma justificativa o fato de países terem chamado embaixadores saírem de Ancara (capita da Turquia). Além de a acusação ter sido feita sem qualquer comprovação (falar até papagaio fala), o pedido não seria lá muito útil: Ancara não sofreu grandes danos pelo terremoto (que atingiu mais em cheio a região sul da Turquia e norte da Síria).

Além disso, ela cita as “Haarp” (que antenas capazes de modificar o clima e realizar “ataque climáticos). Esta história não passa de uma teoria da conspiração que já foi desmentida algumas vezes no Boatos.org (como aqui). Além disso, nem mesmo nas teorias da conspiração havia qualquer informação sobre a Haarp agir no subsolo. Ou seja: conseguiram piorar a mentira.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o terremoto na Turquia foi causado pelos EUA com o uso de armas climáticas. Trata-se de uma fake news antiga que foi reciclada e aumentada por uma figura com um histórico de disseminação de desinformação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso