FBI recolhe máscaras vindas da China que estavam infectadas com Covid-19 #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que máscaras vindas da China são recolhidas pelo FBI nos EUA. Policiais descobriram que ela estavam infectadas com Covid-19 (novo coronavírus).

Parece que, no momento, o novo “Cristo” das fake news são as máscaras. Após algumas cidades determinarem que as pessoas são obrigadas a utilizar o utensílio, o que não tem faltado na internet são informações relacionadas a “denúncias”, invariavelmente falsas, de que máscaras estariam contaminadas. A última delas aponta para vídeo que seria a “prova do crime”.

Junto com imagens que mostram homens com jaquetas do FBI (polícia dos EUA) recolhendo caixas de máscaras (que seriam importadas da China) e as colocando em um caminhão. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que elas seriam “máscaras contaminadas com Covid-19”. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: FBI RECOLHE MÁSCARA INFECTADAS VINDAS DA CHINA. CHINA ESPALHANDO O VÍRUS PRA TODO O MUNDO . Versão 2: FBI recolhe máscaras N95 vindas da China que supostamente testaram positivo ao COVID-19, ou seja, As máscaras vinham supostamente contaminadas com o COVID-19. Todo cuidado é pouco. Veja o vídeo YouTube Versão 3: O FBI nos Estados Unidos apreende e guarda como prova, máscaras testadas Covid-19 positivo, vindas da China.

Versão 4: Africanos, cuidem-se e ajudem à combater o corona vírus, lavando as mãos com água e sabão, fiquem em casa e se distanciem pelo menos 1 metro uns dos outros. Versão 5: FBI retirou todas as máscaras que vieram da china que testaram positivo para covide.19 Raça de víboras…Estão vendo gente não usem nada que vem da china.Versão 6: Máscaras chinesas contaminadas retiradas de circulação pelo FBI

FBI recolhe máscaras vindas da China que estavam infectadas com Covid-19?

Junto com outros conteúdos (como o áudio enviado ao Valdecir), o tal vídeo fez muita gente ficar desconfiada das máscaras que vêm da China. Mas será mesmo que a informação que aponta que o FBI recolheu máscaras contaminadas com Covid-19 é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, por si só, já nos faz ficar muito desconfiados. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não citar fontes confiáveis. Para além disso, vídeos retirados de contexto têm sido uma constante em fake news relacionadas ao novo coronavírus (veja exemplos aqui, aqui e aqui). Notícias falsas sobre máscaras também.

Há alguns dias, desmentimos áudios que falavam que o Japão e a China estavam enviando máscaras contaminadas com coronavírus para o Brasil. Hoje, desmentimos outro boato que falava sobre assunto. Desta vez, a culpa seria dos Illuminatis. O assunto rendeu até um vídeo. Assista:

Com todo esse histórico e características, fomos buscar por mais detalhes sobre o assunto. Não demorou muito para descobrirmos que se trata de mais um fake. Na realidade, a apreensão de máscaras não tem nada a ver com contaminação “da China” (ou de seja lá quem for).

O caso ocorreu no bairro de Brooklyn, em Nova York. Na ocasião, um homem foi preso por armazenar ilegalmente e vender materiais hospitalares com sobrepreço para médicos. Ao ser abordado, o homem ainda “tossiu” em policiais. O vídeo em questão está nesta matéria da rede ABC:

Mais uma busca e descobrimos que a informação foi desmentida em diversos locais. Em inglês, os sites Africa Check (da África do Sul) e Rappler (das Filipinas). No Brasil, o Estadão Verifica (projeto de fact-checking do Estadão) e a Agência Lupa desmentiram a balela.

Resumindo: a história que aponta que o FBI apreendeu máscaras contaminadas da China é falsa. O vídeo em questão nada tem a ver com máscaras contaminadas da China e só serve para tentar reforçar um tipo de fake que tem sido recorrente na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet