Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Lista > O melhor do Boatos.org em 2018, por Hellen Bizerra

O melhor do Boatos.org em 2018, por Hellen Bizerra

Na segunda parte da nossa retrospectiva do boatos.org, Hellen Bizerra elegeu os desmentidos de fake news que mais marcaram 2018. Confira o top 5.

Para mim, a prova viva de que o tempo passa rápido são campanhas de fim de ano.

De repente, já estamos em dezembro de novo e eu me pego proferindo aquele clássico “Meu Deus, já acabou o ano!” Pois bem, dezembro chegou e mais uma vez cá estou, incrédula com a passagem do tempo.

E como o Réveillon 2018 se aproxima e já é uma tradição da equipe Boatos.org, tem retrospectiva no site! Por isso, separei 5 boatos que me chamaram mais atenção esse ano.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O critério de seleção? A zoeira, claro. Os meus “eleitos” são histórias que causaram algumas risadas e que eram claramente piadas, só não percebeu quem estava distraído. Portanto, convido à leitura do meu Top 5 de 2018. Espero que gostem e riam também.

Veja também: Equipe do Boatos.org escolhe os boatos que mais marcaram o ano (com vídeo):

5) Alexandre Frota virou motorista da Uber por não ter emprego na TV #boato

Um vídeo de Alexandre Frota dirigindo um carro como motorista da Uber deu muito o que falar no meio do ano. Nas imagens, o ex-ator e agora deputado comentava sua experiência enquanto dirigia e junto com as imagens as pessoas compartilharam mensagens dizendo que ele havia virado motorista por falta de emprego. Teve gente comentando até que isso era puro reflexo do “golpe” contra o PT, o qual o próprio Frota havia apoiado.

Acontece que Alexandre Frota não tinha virado motorista de Uber. Ele mesmo explicou que gravou o vídeo para brincar com um amigo que é motorista da Uber e que utilizaram isso para causar. Mais uma vez, uma piada pronta virou boato e a galera nem percebeu.

Alexandre Frota virou motorista da Uber por não ter emprego na TV #boato

4) Avião russo Sukhoi 30 faz acrobacias com dança no solo em vídeo #boato

No meu Top 5 do ano, também não poderia faltar essa história sobre as incríveis acrobacias do caça de guerra russo. Começaram a compartilhar um vídeo, em meados de setembro mostrando o que seria um avião de guerra russo fazendo umas manobras muito incríveis a míseros metros do chão. Só de olhar o vídeo pensando no contexto que informaram (que era um caça de guerra) já vinha um “nossa” na boca, com certeza.

Mas, na verdade, não era um avião de guerra. Nem era um avião russo. O vídeo mostrava uma apresentação de aeromodelos (aqueles mini aviões de colecionadores, sabe) realizada em Santa Catarina. O pessoal não só mentiu sobre o avião como até o local foi inventado. Eu, particularmente, ri bastante com a história porque ela é mais um exemplo de que a criatividade das pessoas para inventar balela não tem limites.

Avião russo Sukhoi 30 faz acrobacias com dança no solo em vídeo #boato

3) Elefante carrega filhote de leão na tromba, mostra foto #boato

Um dos meus preferidos do ano, que mistura fofura e zoeira, é a foto do elefante carregando um filhote de leão na tromba. A imagem viralizou muito e estava sendo compartilhada, como era de se esperar, com uma lição de moral sobre compaixão e como os animais são melhores que os humanos.

O pessoal que compartilhou essa só não sabia que era uma montagem feita no Photoshop, criada propositalmente por um parque de safári da África do Sul para comemorar o Dia da Mentira.

Elefante carrega filhote de leão na tromba, mostra foto #boato

2) William Bonner fala que homem morreu e já teve alta durante Jornal Nacional #boato

Em setembro surgiu um vídeo do jornalista William Bonner onde o jornalista e apresentador do Jornal Nacional comentava um acidente envolvendo um homem e um cavalo no Rio de Janeiro e supostamente dizia que o homem havia “morrido e já teve alta”. As pessoas zoaram muito o jornalista pelo erro absurdo, afinal, quem morre não tem alta, né Bonner!

O que a galera que compartilhou o vídeo não tinha percebido era que o material tinha sido editado. Na versão original da matéria, Bonner explicava que o homem foi para o hospital, mas que teve alta e dizia em seguida que o cavalo morreu. Cortaram algumas palavras e pronto, estava montada a piada.

William Bonner fala que homem morreu e já teve alta durante Jornal Nacional #boato

1) Arnold Schwarzenegger dormiu embaixo de sua estátua após ser recusado em hotel #boato

Em primeiro lugar, dentro do critério que estabeleci, não poderia estar outra história se não essa. Em abril, começaram a espalhar uma suposta lição de vida escrita por nada mais nada menos que o ator Arnold Schwarzenegger.

Diziam que o ícone de Exterminador do Futuro e dono eterno do bordão “hasta la vista baby” tinha dormido embaixo de sua própria estátua, no sereno, tudo porque um hotel não aceitou recebe-lo já que ele agora não está mais sob os holofotes.

Balela completa, porque o texto compartilhado era invenção de alguma mente criativa e a foto que usavam como “prova” na verdade foi uma piada feita pelo próprio Arnold Schwarzenegger. Ou seja, foi uma zoeira dele mesmo com ele mesmo.

Arnold Schwarzenegger dormiu embaixo de sua estátua após ser recusado em hotel #boato

Marcações: