Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > William Bonner fala que homem morreu e já teve alta durante Jornal Nacional #boato

William Bonner fala que homem morreu e já teve alta durante Jornal Nacional #boato

Boato – William Bonner erra feio no Jornal Nacional e diz que um homem envolvido em acidente de carro no Rio de Janeiro, morreu e teve alta do hospital.

Os vídeos fofos e engraçados são, de longe, os conteúdos que “mais valem a pena” na era da internet. A quantidade de pequenos vídeos que nós assistimos diariamente é assustadora, mas também, como resistir a essas piadas constantes que na verdade são “frames” da vida real?

E no meio desse mar de conteúdo imagético, trechos do que se passa na televisão se destacam bastante. Sejam partes de cenas polêmicas/incríveis de novelas e filmes, trechos de entrevistas ou mesmo reportagens de telejornais, o fato é que estamos sempre compartilhando alguma coisa engraçada que veio da TV brasileira.

No momento, as pessoas têm se divertido com uma suposta gafe cometida pelo icônico âncora do Jornal Nacional, o jornalista William Bonner. As imagens compartilhadas, mostram uma reportagem narrada pelo apresentador, onde ele conta sobre um acidente no Rio de Janeiro, envolvendo um homem e um cavalo.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Na matéria, Bonner diz que o motorista que atropelou o cavalo “morreu e já teve alta”. Aqui, algumas mensagens que acompanham o vídeo do tal erro absurdo de Bonner: “Sr. William Bonner. Como assim? morreu mas já teve alta?”; “Depois de entrevistar o Bolsonaro, Willian Bonner nunca mais foi o mesmo”.

William Bonner disse que homem morreu e já teve alta em nota no Jornal Nacional?

A internet foi à loucura com essa história. Nas redes sociais os comentários escracharam William Bonner, o jornalismo e o Brasil. Outros só se divertiam com o erro mesmo. Mas então, será que Bonner fez um comentário tão absurdo na matéria do jornal? Claro que não, dito isto, vamos entender melhor a situação.

Comecemos pelo teor das mensagens que estão acompanhando o vídeo. Além de serem nitidamente de “zoeira”, elas são bem vagas e simplistas. Características típicas dos boatos na internet.

Quanto ao conteúdo do vídeo, se pensarmos bem, não faz muito sentido que o William Bonner, gatuno de redação, editor-chefe do telejornal de maior audiência da televisão deixasse uma dessas passar. Quem cuida do texto que os apresentadores leem é uma equipe enorme, e esse material passa por inúmeras revisões, a do Bonner inclusive. Logo, seria muito pouco provável que esse erro passasse por tanta gente.

Para fechar, bastou que buscássemos a origem do vídeo para dar de cara com a verdade. O material foi nitidamente editado e nós encontramos a versão certa da reportagem. Nela, Bonner informou que o motorista do carro “foi levado ao hospital e já teve alta” e que “o cavalo morreu”.

Cortaram um trecho da frase e mudaram a ordem, fazendo com que ficasse “o motorista morreu e já teve alta”. Se prestarmos bem atenção no áudio, dá até pra perceber que tem um corte um pouco seco na fala. E aí é que se fez o truque.

Resumindo, não é verdade que William Bonner disse que um homem morreu e teve alta. Editaram um vídeo antigo (fazendo parecer recente) para dar a impressão de que o jornalista falou algo absurdo em rede nacional. Foi só uma brincadeirinha que as pessoas estão acreditando ser verdadeira. Cuidado, é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.