William Bonner fala que homem morreu e já teve alta durante Jornal Nacional #boato
Boato – William Bonner erra feio no Jornal Nacional e diz que um homem envolvido em acidente de carro no Rio de Janeiro, morreu e teve alta do hospital.
Os vídeos fofos e engraçados são, de longe, os conteúdos que “mais valem a pena” na era da internet. A quantidade de pequenos vídeos que nós assistimos diariamente é assustadora, mas também, como resistir a essas piadas constantes que na verdade são “frames” da vida real?
E no meio desse mar de conteúdo imagético, trechos do que se passa na televisão se destacam bastante. Sejam partes de cenas polêmicas/incríveis de novelas e filmes, trechos de entrevistas ou mesmo reportagens de telejornais, o fato é que estamos sempre compartilhando alguma coisa engraçada que veio da TV brasileira.
Confira também: é falso que Grêmio anunciou que Lucas Leiva teve problema cardíaco por causa de vacina
No momento, as pessoas têm se divertido com uma suposta gafe cometida pelo icônico âncora do Jornal Nacional, o jornalista William Bonner. As imagens compartilhadas, mostram uma reportagem narrada pelo apresentador, onde ele conta sobre um acidente no Rio de Janeiro, envolvendo um homem e um cavalo.
Na matéria, Bonner diz que o motorista que atropelou o cavalo “morreu e já teve alta”. Aqui, algumas mensagens que acompanham o vídeo do tal erro absurdo de Bonner: “Sr. William Bonner. Como assim? morreu mas já teve alta?”; “Depois de entrevistar o Bolsonaro, Willian Bonner nunca mais foi o mesmo”.
William Bonner disse que homem morreu e já teve alta em nota no Jornal Nacional?
A internet foi à loucura com essa história. Nas redes sociais os comentários escracharam William Bonner, o jornalismo e o Brasil. Outros só se divertiam com o erro mesmo. Mas então, será que Bonner fez um comentário tão absurdo na matéria do jornal? Claro que não, dito isto, vamos entender melhor a situação.
Comecemos pelo teor das mensagens que estão acompanhando o vídeo. Além de serem nitidamente de “zoeira”, elas são bem vagas e simplistas. Características típicas dos boatos na internet.
Quanto ao conteúdo do vídeo, se pensarmos bem, não faz muito sentido que o William Bonner, gatuno de redação, editor-chefe do telejornal de maior audiência da televisão deixasse uma dessas passar. Quem cuida do texto que os apresentadores leem é uma equipe enorme, e esse material passa por inúmeras revisões, a do Bonner inclusive. Logo, seria muito pouco provável que esse erro passasse por tanta gente.
Para fechar, bastou que buscássemos a origem do vídeo para dar de cara com a verdade. O material foi nitidamente editado e nós encontramos a versão certa da reportagem. Nela, Bonner informou que o motorista do carro “foi levado ao hospital e já teve alta” e que “o cavalo morreu”.
Cortaram um trecho da frase e mudaram a ordem, fazendo com que ficasse “o motorista morreu e já teve alta”. Se prestarmos bem atenção no áudio, dá até pra perceber que tem um corte um pouco seco na fala. E aí é que se fez o truque.
Resumindo, não é verdade que William Bonner disse que um homem morreu e teve alta. Editaram um vídeo antigo (fazendo parecer recente) para dar a impressão de que o jornalista falou algo absurdo em rede nacional. Foi só uma brincadeirinha que as pessoas estão acreditando ser verdadeira. Cuidado, é #boato.
PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.