Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Elefante carrega filhote de leão na tromba, mostra foto #boato

Elefante carrega filhote de leão na tromba, mostra foto #boato

Boato – Imagem mostra elefante carregando um filhote de leão, que estava cansado, em sua tromba. Foto mostra como “a natureza ensina os seres humanos”.

As pessoas ficam muito impressionadas com histórias tocantes na internet. Junto com as de terror, dá para dizer que os “causos” mais emocionais são os mais famosos na web. Talvez seja por causa daquele “quentinho” no coração que dá quando lemos uma história fofa ou mesmo para fugir um pouco das notícias mais pesadas (vale até pesquisa universitária esse questionamento), o fato é que a galera gosta mesmo desse tipo de conteúdo.

E a prova, no caso de hoje, é o sucesso que uma foto está fazendo nas redes sociais. Uma imagem que mostra um elefante carregando um filhote de leão no meio da savana africana está arrecadando vários “own” por aí. Junto com a imagem, estão comentando que o elefante “apareceu e queria ajudar” uma leoa que estava cansada depois de uma longa caminhada carregando o filhote. A imagem também está servindo para lembrar o quanto a natureza pode ensinar aos seres humanos, principalmente sobre compaixão. Confira:

Declarou melhor fotografia. Cortesia Crooger Sighting. O fotógrafo seguiu a leoa e seu filhote cansado pela longa jornada sob um sol forte. Um elefante apareceu e queria ajudar. Ele abaixou o tronco para que o pequeno leão saltasse para poder carregá-lo. Quanta natureza nos ensina! “Eu gostaria de ser civilizado como os animais…” Ele afirma corretamente uma velha canção.

Um elefante realmente carregou um filhote de leão mostrando a compaixão dos animais?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Como comentamos antes, a foto está fazendo muito sucesso e colecionado reações “amei” no Facebook. Mas, será mesmo que a imagem do elefante carregando um filhote de leão é verdadeira? Aos que reagiram à imagem com “amei”, infelizmente precisamos dizer que não é. A imagem é uma montagem. Agora vamos explicar os detalhes.

Só a mensagem que está acompanhando a fotografia já nos fez duvidar da história. Por quê? Bom, pelas razões de sempre. O texto é vago, não traz informações essenciais, como, por exemplo, quem tirou a foto, onde ela foi tirada ou quando, além de trazer uma liçãozinha de moral. Vocês sabem que tipo de histórias tem essas características, certo? Isso mesmo, acertou quem respondeu que são os boatos.

E mais, buscamos por qualquer menção a linda história e não encontramos nada em portais ou sites de notícias confiáveis. O que é bem estranho, pois quando se trata de ocasiões inusitadas com animais, geralmente toda a imprensa fala do assunto, como aconteceu com o Naruto, o macaco que tirou sua própria selfie, lembram?

“Seguindo o baile”, depois de desconfiar da mensagem passamos a buscar informações sobre a própria fotografia. Assim que procuramos pela foto original, nós nos depararmos com a declaração assumida de que a foto é montagem e na verdade é resultado de uma mentira de 1º de abril.

A montagem foi realizada pelo site Latest Sightings (que foi meio que mencionado na mensagem, mas de uma forma bem errada). Bom, este site está ligado ao Parque Kruguer National Park, um parque de safáris que fica na África do Sul. Intencionalmente a equipe do Latest Sightings criou uma montagem no Photoshop para fazer a piada de 1º de abril envolvendo animais e fofura. Aqui, vocês podem ver a foto original do elefante, que não tem filhote de leão na tromba, nem leoa do lado.

A mentira de 1º de Abril do site foi tão bem montada que eles alcançaram mais de 4 milhões de pessoas organicamente no Facebook, e colecionaram milhares de reações no Twitter e Instagram. A brincadeira até virou notícia no portal indiano Mumbai Mirror, pela grande repercussão que teve nas redes sociais.

Em inglês esse assunto já está bem saturado, mas parece que, diferente do que geralmente acontece, essa história demorou a cruzar os oceanos e está repercutindo só agora por aqui. Bem por isso, muita gente está caindo na balela.

Resumindo, não é verdade que um elefante carregou um filhote de leão na tromba mostrando a compaixão que existe no mundo animal. A foto, na verdade, é uma montagem feita para enganar a galera no dia 1º de abril. Portanto, é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.