Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Avião russo Sukhoi 30 faz acrobacias com dança no solo em vídeo #boato

Avião russo Sukhoi 30 faz acrobacias com dança no solo em vídeo #boato

Boato – Avião de guerra russo do modelo Sukhoi 30 faz exibição mostrando incríveis manobras, muito próximas do solo. É espetacular!

Tem gente que acredita facilmente em mentiras da internet. Tudo bem, isso é até compreensível. Afinal, algumas histórias são bem estruturadas, trazem algum fator que é real e, em alguns casos, reforçam algumas das nossas ideias. No entanto, há histórias nas quais é meio difícil compreender como se espalham tanto. É justamente um caso assim que comentaremos hoje.

Em um vídeo que estão compartilhando no Facebook e no Youtube, um avião russo Sukhoi 30 (avião de combate bimotor, com dois assentos, desenvolvido pela Corporação de Aviação Sukhoi da Rússia) estaria fazendo manobras incríveis muito próximas do solo.

No vídeo, esse caça de guerra está na vertical planando a míseros metros do chão enquanto homens assistem e filmam o feito. Com a legenda “Avião de Combate russo Sukhoi 30 fazendo uma delicada dança ao nível do solo. Espectacular…”, as imagens estão colecionando comentários e visualizações nas redes sociais. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Avião russo Sukhoi 30 aparece fazendo acrobacias com “dança no solo” em vídeo?

Apesar da quantidade de gente acreditando nessa história com base na tese de que “as imagens não mentem”, ela é falsa. Não porque o vídeo é fake, mas por que ele foi tirado de seu contexto para ilustrar uma completa mentira. Vamos entender melhor.

Começando pela mensagem bastante simples que acompanha as imagens, precisamos repetir que ela traz as típicas características dos boatos. É vaga, não informa onde, como, quem… enfim, é muito vaga. Isso naturalmente já dificulta o trabalho de checagem, e não se enganem, muitas vezes esses textos já são pensados para isso mesmo.

Mas, nós não desistimos fácil. Então fomos buscar mais informações. Na imprensa, não encontramos nada que estivesse comentando o incrível feito do caça russo. O que é muito estranho, afinal editorias de tecnologia cobrem os feitos russos desde a Guerra Fria.

Quando então fomos buscar a origem do vídeo, o que encontramos não poderia ser mais óbvio. Na verdade, não se trata de um avião russo Sukhoi 30, mas apenas de uma apresentação de aeromodelo logo ali em Santa Catarina. Isso mesmo, além de não ser uma aeronave de guerra fazendo acrobacias incríveis, o vídeo não foi gravado na Rússia, mas no sul do Brasil.

Aliás, lembram que comentamos que a verdade, muitas vezes, está estampada? Pois então, apesar da má qualidade do vídeo dá para reparar que a grama sequer se movimenta enquanto o avião faz suas acrobacias. Isso seria impossível em se tratando de um caça de verdade, pois as turbinas desse tipo de aeronave são muito fortes e gerariam um vento absurdo. O barulho também seria ensurdecedor, o que inclusive não permitiria que os homens ali assistindo estivessem tão próximos da pista sem proteção de ouvido.

Outra olhada e também podemos identificar um aeromodelo no chão, quando o avião “dança” para o lado direito. Sem contar as camisetas dos homens, com dizeres em português como Ctba (sigla de Curitiba) ou mesmo “Segurança”. Confira tudo isso na versão original do vídeo, onde as imagens aparecem com muito mais qualidade:

Para fechar, encontramos a mente brilhante por trás das manobras. Trata-se do piloto de aeromodelos Fábio Borges. Aqui o Facebook dele cheio de imagens sobre o seu trabalho.

Resumindo, o vídeo que estão compartilhando de um avião russo Sukhoi 30 fazendo acrobacias próximas do solo não é verdadeiro. Ou melhor, é, mas não se trata de um caça russo e sim de um aeromodelo brasileiro, em uma apresentação feita em Santa Catarina (sul do Brasil). Portanto, #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164