Confira o desmentido completo sobre o assunto clicando aqui
Boato – Direto de Pacaraima, Nicolás Maduro declarou guerra ao Brasil. Venezuela entrou em guerra em 2022.
Texto da fake news
Venezuela declarando Guerra ao Brasil… Cercados de militares Maduro fez um rápido discurso já na fronteira do Brasil com a Venezuela, próximo a cidade de Pacaraima, cidade no Norte de Roraima. Em um rápido discurso Maduro disse que se souber que Lula foi preso mandará suas forças militares atacarem o Brasil sem piedade.
“No podemos aceptar que un gran hermano sea tratado de esa forma” “Lula es un héroe, y merece todo nuestro respeto y apoyo” “Si la policía de Brasil pone un dedo en él, mi ejército entrar en Brasil y capturar a ese gran hombre, si es necesario liquidar a Brasil para salvar a Lula voy a liquidar”
Maduro disse que o ataque vai se iniciar ao norte do Brasil, chegando até São paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Maduro disse que o Brasil vai pedir perdão de joelhos a Venezuela, E que Lula ira voltar ao poder, para juntos dominarem a América Latina.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
O porta voz do governo enviou uma carta para Maduro, pedindo calma, para não haver nenhum conflito, pois alegou que o povo Brasileiro é pacifico Pacifico e o caralho, ele declarou guerra ao Brasil, se o Brasil botar o rabinho entre as pernas e se acovardar diante dessa ameaça
Veredicto
Trata-se de uma fake news. Nem Maduro invadiu Pacaraima tampouco a Venezuela declarou guerra ao Brasil.
Motivo
Não há qualquer registro de fala recente de Nicolás Maduro sobre o assunto nem notícias de invasão de Pacaraima. A informação surgiu “do nada”. Além disso, é recorrente este tipo de fake news sendo desmentida no Boatos.org.
Links de referência
https://www.boatos.org/politica/bolsonaro-exercito-guerra-venezuela.html
PS: A categoria Fast-Checking é uma nova experiência de checagem rápida do Boatos.org para conseguirmos responder a todas demandas que recebemos. Se a experiência for bem sucedida, ampliaremos o número de desmentimos no site.