Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Maduro ameaça Brasil e Bolsonaro após declarar apoio a Putin e Rússia em 2022 #boato

Maduro ameaça Brasil e Bolsonaro após declarar apoio a Putin e Rússia em 2022 #boato

Maduro ameaça Brasil e Bolsonaro após declarar apoio a Putin e Rússia em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra que, depois de declarar apoio à Rússia e a Vladimir Putin em 2022, Nicolás Maduro ameaçou atacar o Brasil e o presidente Jair Bolsonaro. Trata-se de uma armação da esquerda.

O comportamento das principais forças políticas brasileiras em relação ao conflito da Ucrânia tem sido, no mínimo, surpreendente. Tanto o presidente Jair Bolsonaro como o ex-presidente Lula (pelo menos por enquanto) têm se mantido distantes de manifestações condenatórias aos atos do presidente Vladimir Putin. Na América do Sul, eles não são os únicos.

A Venezuela, inclusive, têm se posicionado de forma favorável à Rússia. Enquanto o país defende que não haja sanções à Rússia, o presidente Nicolás Maduro teve, inclusive, uma conversa com o Vladimir Putin. Em meio a isso, um vídeo começou a circular na internet.

As imagens, que são acompanhadas da legenda “Nicolas Maduro declara apoio a Rússia e ameaça Brasil e Colômbia. Notícia”, mostram um discurso ácido de Maduro contra o Brasil e a Colômbia. Há, inclusive, um tom de ameaça direta de guerra para o presidente Jair Bolsonaro por parte de Maduro.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Junto ao vídeo, mensagens dão conta de que Lula e a esquerda da América do Sul teriam relação com essa ameaças. Isso porque, de acordo com os textos, Lula estaria apelando para uma “guerra no Brasil” já que não conseguiria derrotar Bolsonaro nas urnas. Há, ainda, pessoas relacionando o vídeo a um ataque da Venezuela com o apoio da Rússia contra o nosso país. Leia e veja:

Versão 1: ,,LULADRÃO JÁ SABE QUE PERDERA AS ELEIÇÕES, E COM ISTO JÁ ESTA SENTANDO NO COLO DE NICOLÁS MADURO , PARÁ INCENTIVAR UMA GUERRA NO BRASIL E QUERER JOGAR A CULPA NO PRESIDENTE BOLSONARO, QUE SERÁ REELEITO ….,, O POVO PATRIOTA NÃO ACEITARA ESTA AFRONTA …..,, A PAZ QUEREMOS COM FERVOR…..,, A GUERRA SÓ NOS CAUSA DOR …,,PORÉM SE A PÁTRIA AMADA …,,FOR UM DIA ULTRAJADA …,,LUTAREMOS SEM TEMOR….,, BOLSONARO PRESIDENTE … Versão 2: A Esquerdalha Sul-americana fará de tudo para derrubar o Presidente Bolsonaro Até mesmo incitar uma Guerra como fez o Ditador comunista Maduro!!! #BolsonaroPresidenteAte2026

Maduro ameaça Brasil e Bolsonaro após declarar apoio a Putin e Rússia?

Não demorou muito para o vídeo se espalhar em redes sociais, principalmente em grupos simpáticos a Bolsonaro. Porém, a ameaça em questão não só é antiga como também não tem qualquer relação com o apoio de Maduro à Rússia ou mesmo tem ligação com as eleições de 2022 no Brasil.

As mensagens e o histórico já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que acompanham o vídeo têm caráter vago, extremamente alarmista e erros de português. Além disso, não é de hoje que vídeos fora de contexto são utilizados para a criação de narrativas. Outro dia mesmo, o Boatos.org desmentiu um vídeo antigo que está sendo compartilhado como de uma “motociata” recente em Salvador.

No caso, a história citou uma fonte confiável. No vídeo, há uma marca d’água da Agência de Notícias EFE. E foi buscando por notícias da EFE que chegamos ao vídeo original.

A reportagem com a fala de Maduro foi postada no canal do YouTube da agência de notícias em fevereiro de 2020. Na ocasião, ele disse que o opositor Juan Guaidó seria preso (o que ocorreu) e disse que o Brasil e a Colômbia estariam arrastando militares para um conflito. Assista ao vídeo completo:

Na época, a declaração causou polêmica. Porém, a discussão não foi para frente. Como é sabido, menos de um mês depois, o mundo entrava na pandemia do coronavírus e tanto Bolsonaro quanto Maduro teriam mais do que se preocupar.

Ironicamente, a situação da Rússia e Ucrânia, de certa forma, acaba unindo Maduro e Bolsonaro do mesmo lado. Mesmo se declarando “neutro”, Bolsonaro teve recentemente um encontro com Putin e não quer se indispor com o presidente da Rússia. Sobre Maduro, já falamos no início do texto: o presidente da Venezuela está “fechado com Putin”.

Resumindo: apesar de o vídeo de Maduro falando do Brasil e da Colômbia ser real, ele não é recente e não tem qualquer relação com os conflitos da Rússia e a Ucrânia. A ameaça (que mais parecia bravata) ocorreu em fevereiro de 2020 e a polêmica não avançou muito além do que está no vídeo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso