Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Venezuela declarou guerra ao Brasil em 2022 #boato

Venezuela declarou guerra ao Brasil em 2022 #boato

Venezuela declarou guerra ao Brasil em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Direto de Pacaraima, Nicolás Maduro declarou guerra ao Brasil. Venezuela entrou em guerra em 2022.   

Nos últimos dias, as teorias mais malucas têm circulado entre grupos de pessoas que ainda não aceitam o resultado das eleições e insistem na tese de que o Brasil está perto de um golpe. Uma das histórias aponta para uma “grande ameaça”.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, a Venezuela declarou guerra ao Brasil em 2022. A história está circulando por meio de mensagens que apontam que Nicolás Maduro estaria em Pacaraima (Roraima) e teria falado da tal declaração. Leia o texto que circula online:

Venezuela declarando Guerra ao Brasil… Cercados de militares Maduro fez um rápido discurso já na fronteira do Brasil com a Venezuela, próximo a cidade de Pacaraima, cidade no Norte de Roraima. Em um rápido discurso Maduro disse que se souber que Lula foi preso mandará suas forças militares atacarem o Brasil sem piedade.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

“No podemos aceptar que un gran hermano sea tratado de esa forma” “Lula es un héroe, y merece todo nuestro respeto y apoyo” “Si la policía de Brasil pone un dedo en él, mi ejército entrar en Brasil y capturar a ese gran hombre, si es necesario liquidar a Brasil para salvar a Lula voy a liquidar”

Maduro disse que o ataque vai se iniciar ao norte do Brasil, chegando até São paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Maduro disse que o Brasil vai pedir perdão de joelhos a Venezuela, E que Lula ira voltar ao poder, para juntos dominarem a América Latina.

O porta voz do governo enviou uma carta para Maduro, pedindo calma, para não haver nenhum conflito, pois alegou que o povo Brasileiro é pacifico Pacifico e o caralho, ele declarou guerra ao Brasil, se o Brasil botar o rabinho entre as pernas e se acovardar diante dessa ameaça

Venezuela declarou guerra ao Brasil em 2022?

A imagem com a suposta notícia se espalhou com todas as forças na internet e chamou atenção de muita gente. Porém, é falsa a informação que aponta que Venezuela declarou guerra ao Brasil em 2022.

A história foi desmentida outro dia na nossa seção “fast-checking” (que faz um desmentido preliminar de fake news virais). Achamos por bem fazer essa “versão ampliada”, mas veja o que escrevemos a respeito:

Trata-se de uma fake news. Nem Maduro invadiu Pacaraima tampouco a Venezuela declarou guerra ao Brasil. Não há qualquer registro de fala recente de Nicolás Maduro sobre o assunto nem notícias de invasão de Pacaraima. A informação surgiu “do nada”. Além disso, é recorrente este tipo de fake news sendo desmentida no Boatos.org.

No artigo, citamos fake news que apontavam que Maduro havia ameaçado o Brasil no início da guerra da Rússia, que Bolsonaro havia convocado o Exército para uma guerra contra a Venezuela e que Maduro teria libertado detentos para invadir o Brasil.

É importante citar que, além de o conteúdo ter algumas das principais características de fake news, não consta nenhum tipo de ameaça recente desta natureza em 2022. Um pouco antes da pandemia, houve uma guerra de retóricas entre os dois países, mas nada foi para frente.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Venezuela declarou guerra ao Brasil em 2022. Trata-se de uma informação falsa que já foi desmentida no Boatos.org e que está sendo reforçada neste texto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso