Galvão Bueno morreu a uma semana da Copa do Mundo #boato

Boato – O locutor Galvão Bueno morreu após ser internado a uma semana da Copa do Mundo.

Às vésperas da Copa do Mundo, algumas pessoas já estão entrando no clima de torcer para a seleção brasileira no mundial. E justamente neste último momento que muitas pessoas ficaram surpreendidas com uma notícia: o narrador Galvão Bueno está com Covid-19 (mais um pego no novo surto da doença).

A notícia (real) caiu como uma bomba, mas conseguiu ser (muito) piorada. Alguns vídeos no YouTube estão com títulos dúbios que sugerem que Galvão Bueno morreu. “Morreu agora! Luto. Saiba qual famoso morreu e últimas notícias. Galvão Bueno”, diz um dos títulos. A publicação gerou reações em redes sociais como “Meus Pêsames, Morreu Galvão Bueno” e “Galvão Bueno morreu”.

Galvão Bueno morreu a uma semana da Copa do Mundo?

A história, como vocês viram, se espalhou com todas as forças na internet. Só que não passa de uma fake news ou (sendo condescendente) uma notícia enganosa a que sugere que o narrador morreu.

Não é a primeira vez que a internet “mata” Galvão Bueno. Em 2019, desmentimos um boato muito similar sobre o suposto óbito dele. Além dele, outras figuras como Lula, Fábio Jr. e Glória Menezes também foram vítimas de fake news como esta.

Ao buscar mais informação sobre a suposta morte de Galvão Bueno, logo descobrimos que ela é falsa. O status dele é o seguinte: ele está se recuperando da Covid-19 e foi internado para acelerar a recuperação para poder narrar a Copa do Mundo. Galvão até publicou um vídeo em suas redes sociais com a sua rotina de preparação no hospital.

Para enterrar o fake: se você clicar no link e ver o que de fato o vídeo que “anuncia” (ou confunde o internauta) diz, vai descobrir que se a morte é de Kevin Conroy (ator que fez a voz do Batman). Ou seja: não tem nada a ver sobre morte de Galvão Bueno.

Resumindo: não procede a mensagem que aponta que Galvão Bueno morreu. O boato nasceu de um título dúbio de um vídeo publicado no YouTube e não passa de uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet