Galvão Bueno morreu hoje aos 69 anos em um acidente gravíssimo #boato

Boato – O narrador Galvão Bueno morreu hoje em um acidente gravíssimo de carro aos 69 anos de idade. Site mostra as imagens.

Nos últimos tempos, um tipo “novo” de boato começou a circular na internet. Funciona assim: uma morte de alguém famoso é anunciada junto a um link de um site que chama para ver “o momento do acidente”. E aí você é obrigado a instalar um aplicativo malicioso na sua conta do Facebook.

A lista de boatos seguindo essa “metodologia” é grande. Já falamos de supostos acidentes com Marrone, Joelma e de um suposto vídeo de Paolla Oliveira. Hoje, mais dois nomes vêm engrossar a lista. O primeiro no qual vamos falar é o narrador Galvão Bueno. De acordo com a mensagem, o narrador teria sofrido um acidente de carro e morrido aos 69 anos. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Muito triste essa noticias, morreu hoje em um acidente gravissimo o Comentarista Galvão Bueno aos 69 anos.. Momento exatado do acidente , Video completo [site] Descanse em PAZ.. Versão 2:NOTICIA MUITOI TRISTE ABALA TODO O POVO BRASILEIRO NESSA NOITE ACONTECEU AGORA A POUCO NA CIDADE DE LORIANÓPOLIS;SC
O PAIS ESTA EM CHOQUE COM ESSE NOTICIA Apresentador Galvão Bueno morreu agora a pouco aos 69 anos. VIDEO GRAVADO DO ACIDENTE esta correndo pela redes sociais. ASSISTA O VIDEO

Se você clicar no link (que é do encurtador Linktr.ee), vai entrar em um página que “convida” você para ver o vídeo no Facebook ou diretamente. Os links são mais do que suspeitos (nunca clique neles), de sites como “umbler net” ou “brgov 22 ml”.

Galvão Bueno morreu hoje aos 69 anos em um acidente gravíssimo?

A mensagem e, consequentemente, os links se espalharam com força na internet. Só há um detalhe: a história que aponta que Galvão Bueno morreu é mais falsa do que nota de três reais. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Já sabendo do histórico desse tipo de mensagem, não precisamos ir muito longe para saber que a história da morte de Galvão Bueno é fake. Bastou analisar a mensagem, que tem características de boatos (como ser vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis) e segue a metodologia de outros golpes, para ficarmos desconfiados. A partir daí, foi só procurar notícias sobre o suposto acidente.

Ao buscar notícias sobre Galvão Bueno, descobrimos que ele não só está vivo como reclamou de ameaças de morte após uma fake news que aponta que ele teria comemorado um gol do Grêmio contra o Palmeiras. No Instagram, ele até divulgou um episódio do “Na Estrada com Galvão” recentemente. Ou seja: está “vivinho da Silva”.

Já deu para ver que a mensagem é falsa. Mas caso você tenha incorrido no erro de “clicar para ver o vídeo”, temos mais um recado. Como há grandes chances de você ter deixado um aplicativo malicioso acessar a sua conta no Facebook, é bom que você entre nas suas configurações de conta (no desktop, é só clicar no ícone de engrenagem que fica no canto superior direito da sua página do Facebook) e, na aba “aplicativos e sites”, revise quem tem acesso à sua conta.

Recomendamos também que você troque a senha da sua conta e, claro, avise os amigos (pode ser até com o nosso link) que a notícia é falsa.

Resumindo: a história que aponta que Galvão Bueno morreu em um acidente de carro é falsa. Não passa de mais um anúncio falso de morte que só serve para pessoas mal-intencionadas aplicarem golpes no Facebook

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)