Fábio Júnior, pai de Fiuk morreu agora e Brasil está em luto #boato

Boato – O cantor Fábio Júnior morreu agora. O Brasil e Fiuk estão de luto por conta disso. Vídeo conta tudo que aconteceu.

Quase toda semana um tipo de boato aparece na internet: do vídeo bombástico que revela que uma celebridade morreu e deixou o “Brasil em luto”. Em alguns casos, como no de hoje, somos forçados a fazer um desmentido sobre o assunto. A história do momento aponta para o cantor Fábio Júnior.

De acordo com um texto que está circulando em redes sociais, Fábio Júnior (apresentado também como o “pai de Fiuk”) teria morrido “agora”. O texto que apresenta o vídeo também aponta que o “Brasil está de luto”. Cantor morreu agora. Brasil em luto. A vida é um sopro MORRE Lenda Da Música, Cantor FÁBIO JÚNIOR Pai de Fiuk”, diz a mensagem.

Fábio Júnior, pai de Fiuk morreu agora e Brasil está em luto?

É claro que um conteúdo bombástico como este geraria um monte de cliques. Só não vai render curtidas porque, felizmente, não é verdade que o cantor Fábio Júnior morreu. A publicação não passa de uma caça-clique.

Uma análise da mensagem, o histórico deste tipo de fake e uma busca em fontes confiáveis já matam a charada. Como falamos no início do texto, não é de hoje que desmentimos fake news desta natureza. Aqui no Boatos.org, já desmentimos a morte, por exemplo, de Zeca Pagodinho, de Aracy Balabanian e de Geraldo Luís.

Uma análise da mensagem já derruba a farsa. Ao realizar do desejo dos boateiros (clicar no link), chegamos à veracidade. O vídeo em questão fala de diversas “notícias” sobre celebridades. Uma delas fala da “morte”. Só que a morte anunciada, ao contrário do que dá a entender o título, é do músico Leonardo Caffi. Sobre Fábio Júnior havia o anúncio de que ele estava curado da Covid-19.

Ou seja: o título misturava duas notícias para dar a entender que Fábio Júnior havia morrido. Só por desencargo, fomos buscar mais notícias a respeito do assunto. Como era de se imaginar, nada havia sobre a tragédia em fontes confiáveis.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o cantor Fábio Júnior morreu. A publicação que circula em redes sociais não passa de um conteúdo caça-clique para um vídeo que nada tem a ver com o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet