Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Firmino é pego no doping, Liverpool é eliminado e Flamengo pode ganhar mundial #boato

Firmino é pego no doping, Liverpool é eliminado e Flamengo pode ganhar mundial #boato

Firmino é pego no doping, Liverpool é eliminado e Flamengo pode ganhar mundial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O brasileiro Roberto Firmino foi flagrado no exame antidoping na final do Mundial de Clubes. Com isso, o Liverpool pode ser eliminado e o Flamengo declarado campeão.

Não tem muita gente admitindo, mas a derrota do Flamengo para o Liverpool na final do Mundial de Clubes da Fifa (mesmo que previsível em sites como no https://bettilt-portugal.com/) ainda está doendo no coração dos rubro-negros e gerando inúmeras zoações para torcedores rivais. A prova disso está na quantidade de memes e fake news que estão surgindo na internet em relação ao título do time inglês.

Já falamos sobre a velha teoria da conspiração de final forjada. Agora, vamos falar de outro “clássico”: o “doping descoberto”. De acordo com uma mensagem que começou a surgir em redes sociais, acompanhada de um link do site G1 e de uma imagem, o Mundial de Clubes pode ter uma reviravolta.

O texto diz que o brasileiro Roberto Firmino (autor do gol da final para o Liverpool) foi pego no exame antidoping e que, por causa disso, o Flamengo pode ser declarado campeão mundial. “Sempre tem o jeitinho brasileiro Com Firmino reprovado no exame anti-doping, Liverpool deve ser eliminado e Flamengo pode ser declarado campeão mundial”, diz a mensagem que circula online.

Firmino foi pego no doping, Liverpool foi eliminado e Flamengo pode ganhar mundial?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A história foi muito compartilhada em redes sociais (principalmente no Facebook) e, quiçá, deixou alguns flamenguistas com esperanças. Infelizmente (para os rubro-negros, claro), estamos aqui para acabar com essas esperanças. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Não precisou nem ser um “Sherlock Holmes” para sacar que a história é falsa (admito que é até meio constrangedor desmentir algumas histórias como essa). Isso porque esse tipo de mensagem é um clássico no mundo das fake news.

O texto que fala do “doping de Firmino” segue um roteiro já manjado: uma mensagem bombástica, um link de um portal de notícias (normalmente o G1 é utilizado) só para gerar uma imagem de tumbnail e um link de uma imagem. A foto em questão é do deputado federal Tiririca e a legenda “é mentira, abestado”.

Já teve notícia falsa usando essa “técnica” sobre Mega-Sena, morte de famosos, soltura de famoso e, claro, resultado esportivos. Aliás, na final da Libertadores (entre Flamengo e River Plate), desmentimos uma informação falsa igualzinha a de hoje (a única diferença era que o “doping” seria de um jogador do Flamengo).

Vale destacar mais dois detalhes. Mesmo sabendo que a mensagem segue um roteiro já conhecido no mundo das fake news, fomos buscar por informações que pudessem embasar a tal tese de “doping de Firmino”. Além de o doping não ser passível de punição ao time (normalmente, é o jogador que é punido), não há nada relacionado ao assunto.

Resumindo: a história que aponta que o brasileiro Roberto Firmino foi pego no exame antidoping durante a final do Mundial de Clubes e que o Flamengo pode ser considerado campeão mundial é falsa. Melhor dizendo, é mentira, abestado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2sBNWx4