Hospital Albert Einstein acaba de confirmar a morte de Jair Bolsonaro #boato

Boato – Notícia urgente do plantão da Globo aponta que Jair Bolsonaro morreu. Hospital Albert Einstein acabou de confirmar a morte do candidato do PSL.

Sem dúvidas, o período eleitoral de 2018 está sendo marcado por um divisor de águas: o atentado contra o candidato do PSL à Presidência da República Jair Bolsonaro. Desde o dia em que Adélio Bispo de Oliveira o atacou com uma faca, Bolsonaro vive entre dois extremos. Ele nunca esteve tão perto de ganhar às eleições (principalmente após a impugnação da candidatura de Lula), mas ainda corre risco de morte por causa do atentado.

E uma notícia “direta e reta” que está viralizando no WhatsApp aponta que o “pior cenário” para Bolsonaro se consolidou. A mensagem, que é seguida de um link do site G1 e um link de uma imagem, aponta que Bolsonaro não resistiu aos ferimentos da facada sofrida e que morreu. A mensagem aponta, ainda, que foi o hospital Albert Einstein que deu a notícia. Leia:

*NOTÍCIA URGENTE PLANTÃO DA GLOBO* URGENTE: Direção do Hospital Albert Einstein acaba confirmar a morte de Jair Bolsonaro. O deputado federal e candidato à presidência da república não resistiu às complicações decorrentes do atentado ocorrido na semana passada. Veja a íntegra o pronunciamento https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF

Hospital Albert Einstein acaba de confirmar a morte de Jair Bolsonaro?

Existem alguns tipos de boatos que se tornam um clássico. E parece que o “formato” do anúncio da morte de Bolsonaro está se tornando mais um deles (assim como a mensagem que aponta que WhatsApp vai pagar um centavo por compartilhamento de fotos de crianças doentes ou a que fala do vídeo que formata celular). Pois é. A informação da morte de Bolsonaro não só é falsa como é uma pegadinha (de gosto bem duvidoso).

Sim. Uma simples busca no Google nos confirma que a informação é falsa. Se Bolsonaro tivesse, de fato, morrido, a informação seria manchete em qualquer veículo de mídia no país e não se falaria em outra coisa. Ao buscar sobre o estado de saúde dele, encontramos informações bem diferentes do que da mensagem viral.

No momento (ver data da publicação), Bolsonaro se recupera de uma segunda cirurgia de emergência. O candidato do PSL vinha se recuperando bem da facada sofrida no site 6 de setembro e estava voltando, aos poucos, a se alimentar até que a atividade intestinal começou a apresentar problemas. De acordo com a equipe médica do Albert Einstein, ele “passa bem” após a operação.

Já deu para ver que é boato, mas vamos voltar ao texto que está circulando online para apontar mais alguns furos. Como dito antes, essa estrutura de “notícia bombástica” + “link de portal de notícias” + “link de imagem” já foi utilizada em outro viral no WhatsApp: o que aponta que o STJ soltou o ex-presidente Lula.

Tudo nessa estrutura textual tem um papel. A notícia bombástica tem o papel de (des)informar. O link do portal (no caso da notícia de Lula foi um link do UOL) serve para que um tumbnail seja gerado com o logo de um site de credibilidade e a imagem… bem, veja por si só o que é a imagem.

Foto que está na mensagem mostra texto é mentira abestado
Foto que está na mensagem mostra texto é mentira abestado

Ou seja, se você vir qualquer mensagem com esse modelo no WhatsApp, não compartilhe sem checar. Muito provavelmente é uma informação falsa que circula por aí, assim como é falsa a informação de que Jair Bolsonaro morreu.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

6 comentários em “Hospital Albert Einstein acaba de confirmar a morte de Jair Bolsonaro #boato

  • 18/09/2018 em 09:38
    Permalink

    NOSSO PRESIDENTE ESTÁ FIRME E FORTE PARA COMBATER O BOM COMBATE. DEUS É MAIOR. BOLSONARO NOSSO PRESIDENTE.

    Resposta
  • 14/09/2018 em 22:02
    Permalink

    Lendo este boato, lembrei-me do boato que dizia que Elvis não tinha morrido.

    Resposta
  • 14/09/2018 em 17:53
    Permalink

    Uma pena não ser verdadeiro. Menos um para sugar o povo, 28 anos mamando nas tetas dos governos.

    Resposta
    • 16/09/2018 em 00:57
      Permalink

      Imagine alguém dizer que é uma pena você não estar morto. Que é uma pena você não ter sido assassinado com uma faca. Depois o violento é o Bolsonaro. Você é um monstro. E isso aí é uma simples calúnia.

      Resposta
  • 14/09/2018 em 13:32
    Permalink

    Vc é uma pessoa desprezível, todas as visualizações que tiver com essa notícia vão só te trazer tristeza na vida

    Resposta
  • 14/09/2018 em 09:08
    Permalink

    Graças a DEUS é mentira, sei que tem muita gente torcendo para ser verdade, mas DEUS é mais, ele vai ficar bom, para nós e para a familia, Se vai ganhar as eleições, só posso torcer.QUE POVINHO ESSE NOSSO.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)