Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Gilmar Mendes, ministro do STF, manda soltar Michel Temer #boato

Gilmar Mendes, ministro do STF, manda soltar Michel Temer #boato

Boato – O ministro do STF Gilmar Mendes acatou liminar e mandou soltar o ex-presidente Michel Temer. Decisão foi publicada pelo site G1.

A prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer no dia 21 de março de 2019 causou diversas reações na internet. Enquanto muita gente tentava entender o que havia acontecido, outras pessoas começaram a criar, digamos, piadas ácidas. Muitas delas envolvia o nome do ministro do STF Gilmar Mendes.

Pesquisando pela web, achamos memes (como o que falava que, na Austrália, Gilmar Mendes já havia soltado Temer), bolões e uma “notícia” que chamou muita atenção: a que o ministro do STF já havia soltado o ex-presidente.

Acompanhado de um link do site G1 e uma “URL estranha” (que já vamos explicar qual é), uma mensagem apontava o seguinte: “Gilmar Mendes manda soltar Temer. O Ministro do Supremo Tribunal Federal acatou um pedido da defesa e concedeu Liminar que determina a soltura do ex presidente Michel Temer”.

Gilmar Mendes, ministro do STF, mandou soltar Michel Temer?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Sabemos que a informação não é inverossímil. Mas estamos aqui para dizer uma coisa: pelo menos por enquanto, a notícia que está fazendo sucesso (principalmente no Facebook e no WhatsApp) não procede. Vamos aos fatos.

Ao bater o olho na informação, já sabíamos do que se tratava. A mensagem é aquela velha pegadinha que usa a fórmula “informação bombástica + link de fonte confiável (só para que a URL seja formada) + link de imagem”. E aí que a brincadeira é revelada. Ao clicar na imagem, você se depara com o nosso “amigo” Tiririca falando “É mentira, abestado”. Olha aí:

 

7 boatos sobre Tiririca que circulam na internet

De boatos da categoria “é mentira abestado/Tiririca”, já falamos da morte de Bolsonaro, da candidatura impugnada de Bolsonaro, de Bolsonaro cassado, do Palmeiras perder pontos, de Lula ser solto e tantas outras (já dá para fazer uma lista de boatos “É mentira, abestado”). Ou seja, o truque já tem sido um tanto quanto manjado na internet e no Boatos.org.

Só para ter certeza de que a informação não procedia, resolvemos buscar pela informação na web (inclusive no próprio G1). Como imaginávamos, não encontramos nada a respeito. Vale dizer que, antes de “chegar ao STF”, um pedido de liminar para soltar Temer teria que ser avaliado pelo TRF-2. Também vale dizer que, se não houver manobras, a liminar seria apreciada no STF pelo ministro Edson Fachin, que cuida dos pedidos relacionados à Lava Jato.

Resumindo: a história que aponta que o ministro do STF Gilmar Mendes concedeu liminar que liberta o ex-presidente Michel Temer é falsa. A história é só mais uma daquelas pegadinhas que circulam na internet e usam a foto de Tiririca. É mentira, abestado.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.