Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Anderson Silva chama Felipe Neto de verme e pede para ele deixar o país #boato

Anderson Silva chama Felipe Neto de verme e pede para ele deixar o país #boato

Anderson Silva chama Felipe Neto de verme e pede para ele deixar o país, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Anderson Silva chamou Felipe Neto de verme e pediu para ele deixar o país. O lutador disse para o youtuber que Cuba ou Venezuela seriam bons lugares para “esse tipo de pessoa”.

Felipe Neto é conhecido há pouco mais de uma década por ser seus vídeos no YouTube, onde ele já se posicionou sobre variados assuntos ao longo de sua carreira, inclusive, temas considerados “polêmicos”. Não à toa, o veterano na plataforma soma hoje quase 40 milhões de inscritos. E mais recentemente, em entrevista ao jornal New York Times, Felipe Neto fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro e ao enfrentamento à pandemia no Brasil, o que o colocou no “olho do furacão” das fake news na internet.

Uma história que começou a circular nas redes sociais nesta semana, principalmente no Facebook e Twitter, dá conta de que o lutador brasileiro de MMA Anderson Silva teria chamado Felipe Neto de verme e pedido para que ele deixasse o país. De acordo com a publicação que está sendo compartilhada, Anderson Silva teria afirmado que Cuba ou Venezuela seriam bons lugares para “esse tipo de pessoa”. Confira, a seguir, o texto original das publicações que estão rodando online:

Anderson Silva pede para Felipe Neto parar de “Jogar contra o país” Eu pediria para esse verme “deixar o país”, cuba ou Venezuela seria um bom lugar pra esse tipo de pessoa

Anderson Silva chamou Felipe Neto de verme e pediu para ele deixar o país?

A suposta fala de Anderson Silva com ataques ao maior youtuber brasileiro viralizou rapidamente, ganhando cerca de 3 mil compartilhamentos no Facebook em uma das versões e mais de mil retweets em outra. No entanto, a história não procede, já que não passa de uma interpretação equivocada de uma fala do lutador.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É claro que isso não foi surpresa nenhuma para a nossa equipe. Boatos com falas falsamente atribuídas a famosos são bastante comuns na internet. Inclusive, algumas delas nós já desmentimos aqui no Boatos.org, como, por exemplo, o que apontava que o papa Francisco teria dito que “família é lugar de perdão” e que não existe família perfeita; outro que dizia que a atriz Fernanda Torres teria falado “dane-se o povo se o vírus cumprir missão de abreviar o governo”; e um mais recente sobre Trump ter supostamente falado que a imprensa do Brasil teme mais um militar do que um corrupto.

Por sinal, sabemos que fakes na internet sobre o Felipe Neto também já são manjados. Como dissemos no início desse artigo, por ser uma figura influente no Brasil e com atitudes e posicionamentos sobre diversos assuntos, inclusive, políticos, ele está no “olho do furacão” da tempestade de hoaxes.

Já desmentimos diversas notícias falsas envolvendo o youtuber, como aquela polêmica que apontava que ele teria dito que “criança é que nem doce, eu como escondido” no Twitter; outra que compartilhava um vídeo em que ele supostamente falou mal das mulheres e quase bateu na mãe; e uma bastante polêmica também sobre Felipe Neto e o STF quererem implementar a “age-fluid” (idade fluída) para justificar a pedofilia.

Voltando ao texto de hoje: de fato, Anderson Silva falou a primeira parte da mensagem e pediu para Felipe Neto parar de “jogar contra o país”. O atleta fez o apelo em um comentário postado no perfil oficial de Felipe Neto no Instagram, após o youtuber publicar um vídeo com eleitores do presidente Jair Bolsonaro que se arrependeram do voto.

Porém, a fala de Anderson foi bastante educada, debatendo sobre o conceito de patriotismo, sem ofensas a Neto. Ou seja, em nenhum momento citou “verme”, “Cuba” ou “Venezuela”, como estão espalhando por aí. De acordo com matéria da GQ, foi isso que ele disse:

Felipe, o que devemos fazer neste momento de crise na saúde é parar de jogar contra. O que vocês acham que vai acontecer se ele sair agora? Estamos no meio do furacão, tudo está andando de mal a pior, e vai piorar muito mais. A crise econômica que o Brasil vai enfrentar é terrível, não é hora de jogar contra meu amigo e quando digo contra, não é contra o presidente, mais sim contra o país. Discordo em muita coisa que ele diz e prega como verdade, mas jogar contra nesta hora não é demonstração de patriotismo, nem de quem realmente está preocupado com o país!

Felipe Neto respondeu ao comentário de Anderson, com textão, mas também de maneira pacífica e educada, ressaltando principalmente do enfrentamento à pandemia aqui no Brasil:

Anderson, esse governo está sem ministro da saúde há quase 20 dias no meio da maior pandemia do século, após demitir os 2 ministros médicos, simplesmente por terem agido como médicos e recomendado isolamento e não uso da cloroquina. Esse governo, graças à pior gestão de saúde pública no planeta inteiro, colocou o Brasil na reta de se tornar o país com mais mortes no mundo por Covid, algo que especialistas já estão prevendo. Esse governo ameaça a democracia e tem seu líder indo a passeatas a favor do fechamento do Congresso e do STF. Esse governo escondeu o número de mortos por Covid e tirou as estatísticas do ar. Esse governo tirou 83 milhões de reais do Bolsa-Família do Nordeste ante-ontem para colocar em campanhas publicitárias. Esse governo manda as pessoas irem pras ruas e abrirem o comércio. Esse governo mata. Jogar contra esse governo é jogar a favor da vida, é a demonstração suprema de patriotismo e preocupação com o país e o povo. Precisamos nos unir contra esse genocida e lutar pela ciência e pela democracia. Abraço.

Como vocês viram, a conversa dos dois foi o que deveria ser o debate na internet: apesar de estarem em posições contrárias, a conversa foi cordial. Não teve nada de ofensa (como verme) e nem de clichês (como vai para Cuba ou Venezuela).

A mensagem com a fala ofensiva surgiu a partir de uma interpretação errada de publicações comentando o assunto com os xingamentos (que, “misteriosamente”, brotou ao mesmo tempo em diversos perfis em redes sociais). A partir de um certo momento, muita gente começou a interpretar o “comentário” em cima da “fala” de Anderson Silva como “a fala” dele.

A prova disso está no que algumas pessoas comentaram sobre o assunto (caramba, essa internet é comentário em cima de comentário de comentário): “Boa Anderson! Aqui não é o lugar dele!”, disse um deles. “Boa Anderson, lugar de cabra safado igual a esse não é no nosso Brasil. Ele que suma é vá pra onde ele acha que é bom pra ele vagabundo sem vergonha”, disse outro, mais exaltado.

Resumindo: A publicação que dá conta de que Anderson Silva chamou Felipe Neto de verme e pediu para ele deixar o país não é verdadeira. O atleta apenas fez um comentário (super educado) em um vídeo postado pelo youtuber em sua rede social pedindo para que ele “parasse de jogar de jogar contra o país”, falando em patriotismo, mas em nenhum momento o xingou de “verme” ou pediu para que ele deixasse o Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK