Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Trump disse que imprensa do Brasil teme mais um militar do que um corrupto #boato

Trump disse que imprensa do Brasil teme mais um militar do que um corrupto #boato

Trump disse que imprensa do Brasil teme mais um militar do que um corrupto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Presidente dos EUA, Donald Trump, diz que imprensa brasileira tem mais medo de um candidato militar do que de um candidato corrupto.

A influência estadunidense é bastante grande no Brasil. Desde cedo, somos estimulados a gostar do que é de fora: música, séries, cultura, comidas etc. Todo mundo conhece (ou é) alguém que deseja mudar para a terra do Tio Sam.

Após a eleição do presidente Jair Bolsonaro, a aproximação com os Estados Unidos se intensificou. O presidente brasileiro constantemente publica, em suas redes sociais, mensagens de apoio ao presidente dos EUA, Donald Trump.

E parece que, dessa vez, teria sido o presidente estadunidense Donald Trump que saiu em defesa de Jair Bolsonaro. Segundo uma história que está circulando nas redes sociais, Donald Trump teria criticado a imprensa brasileira. De acordo com a publicação, ele teria afirmado que “a imprensa brasileira teme mais a candidatura de um militar do que a de um condenado por corrupção”. Ainda segundo a publicação, Trump teria dito que isso soaria “muito suspeito”.

Confira o desmentido em vídeo:

Trump disse que imprensa do Brasil teme mais um militar do que um corrupto?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A informação tem sido amplamente compartilhada nas redes sociais, em especial, no Facebook. Na internet, muitos comentários mostram o apoio de diversos internautas à suposta afirmação de Trump. Entretanto, a história não é verdadeira!

Basta ler o texto para perceber. As publicações possuem diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis. Convenhamos, se a declaração fosse real, com certeza seria veiculada pela mídia brasileira.

Além disso, frases falsas atribuídas a famosos não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Trump teria chamado Bolsonaro de “Javier” e teria deixado de o seguir no Twitter. Também a que indicava que Trump teria brigado com o governador da Cidade do México durante um evento e, por fim, a que apontava que Trump teria dito que gostaria de investir R$1 trilhão no Brasil por causa de Bolsonaro.

Fomos, então, procurar pela suposta declaração de Donald Trump, mas não encontramos nada sobre críticas à imprensa brasileira. Muito pelo contrário, encontramos desmentidos sobre essa história. No Brasil, a Agência Lupa destacou que a frase já circula na internet desde 2018 e foi até objeto de estudo na Universidade Federal de Viçosa (MG). Já o site Pipeify ressaltou que a tal afirmação não foi encontrada em nenhum lugar. Por fim, ao contrário do que diz a história de hoje, Trump tem criticado a atuação de Bolsonaro frente à Covid-19, citando o país como um péssimo exemplo no combate à doença.

Em resumo: a história que diz que Trump teria criticado a imprensa brasileira e teria dito que ela teme mais um militar do que um corrupto é falsa! A afirmação não foi encontrada em nenhuma fonte confiável e nem mesmo nas redes sociais de Donald Trump. Além disso, descobrimos que a frase circula na internet desde 2018, durante as eleições presidenciais. Por fim, em fontes confiáveis, é possível ver que Trump não está apoiando Bolsonaro, mas sim criticando. Nos últimos meses, o presidente dos EUA afirmou que o Brasil não está lidando bem com a Covid-19 e até chegou a dizer que o nosso país é um péssimo exemplo no combate à doença. Ou seja, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK