Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Felipe Neto disse “criança é que nem doce, eu como escondido” em post no Twitter #boato

Felipe Neto disse “criança é que nem doce, eu como escondido” em post no Twitter #boato

Felipe Neto disse “criança é que nem doce, eu como escondido” em post no Twitter, diz boato (Foto: Reprodução/Faceboo)k)

Boato – Em publicação no Twitter, no youtuber Felipe Neto declarou a seguinte frase “criança é que nem doce, eu como escondido”.

Nos últimos tempos, o nome do youtuber Felipe Neto tem estado com certa frequência nas pautas de fake news. Desde que ele levantou a voz contra o governo de Jair Bolsonaro, simpatizantes do presidente têm compartilhado acusações contra ele. Uma delas, que tenta tachá-lo como pedófilo, está se baseando em falas fora de contexto ou totalmente falsas. Hoje vamos falar de mais uma dessas supostas falas.

De acordo com mensagens que circulam online, Felipe Neto teria declarado a seguinte frase em publicação no Twitter do dia 31 de maio de 2020: “Criança é que nem doce, eu como escondido”. A suposta publicação gerou alguns comentários contra o youtuber como “e tem gente defendendo esse vagabundo, safado e canalha”. Leia alguns dos outros comentários:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: Esse lixo fará debate online com o Luís Barroso, do STF. Temos que limpar essa instituição imediatamente, ou transformarão o gravíssimo crime de pedofilia em doença. O STF foi jogado na lama por seus próprios ministros. Versão 2: Deveria ser preso por pedofilia. Versão 3: Esse é o canalha que está pervertendo uma geração inteira de crianças.

Felipe Neto disse “criança é que nem doce, eu como escondido” em post no Twitter?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Supostos prints da publicação de Felipe Neto (que seria muito sem noção se fosse real) circularam com força entre perfis que apoiam o presidente Jair Bolsonaro. Mas será mesmo que o youtuber deu a tal declaração sobre doces e crianças? A resposta é não.

De cara, as mensagens em questão já nos deixaram desconfiados. Primeiro porque a mensagem tem diversas características de fake news como ser vaga (sequer tem um link para a suposta publicação), alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para além disso, notícias falsas sobre o youtuber (como falamos no início do texto) têm sido comuns. Outro dia, falamos de um caso muito parecido de tuíte sobre “crianças e pedofilia”.

Assim como no outro caso, três simples checagens nos entregaram o resultado de que é fake. A primeira foi em relação à repercussão do caso. Como muita gente deve saber, Felipe Neto é monitorado e está sendo vasculhado na web (principalmente pelos críticos). Se, de fato, ele tivesse feito a tal declaração, iríamos ver um caminhão de repercussões no dia 31 de maio. Sabe o que achamos?

As maiores repercussões foram de uma cobrança que ele fez para Neymar para que se posicionasse a favor do movimento negro. Posteriormente, Felipe Neto apagou a publicação e disse que “um branco não deve cobrar um negro sobre pautas racistas”. 

Ao buscarmos pelas publicações de Felipe Neto no dia 31 de maio, achamos, além do post sobre Neymar, manifestações contrárias a um protesto pró-Bolsonaro ocorrido naquele dia em São Paulo (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui), lista de perfis para serem seguidos, declarações “de que não se dialoga com fascista” (aqui, aqui e aqui) e elogios ao piloto Lewis Hamilton.

A última busca foi pela mensagem em si. Descobrimos na web, frases erroneamente atribuídas ao papa Francisco em formato (muito de mau gosto) de memes. Também descobrimos que a tal frase só passou a ser atribuída nos últimos dias (em julho de 2020) a Felipe Neto. Ou seja: alguém tirou “do nada” a frase e começou a atribuir ao youtuber.

Resumindo: a história que aponta que Felipe Neto deu uma declaração falando que “criança é que nem doce, eu como escondido” é falsa. Não passa de mais um print falsamente criado para atacar o youtuber e que viralizou entre simpatizantes de Bolsonaro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK