Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Arnaldo Jabor diz que Bolsonaro é um cara sem etiqueta, inteligente e que você passa a gostar #boato

Arnaldo Jabor diz que Bolsonaro é um cara sem etiqueta, inteligente e que você passa a gostar #boato

Arnaldo Jabor diz que Bolsonaro é um cara sem etiqueta, inteligente e que você passa a gostar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O jornalista Arnaldo Jabor saiu em defesa do presidente Jair Bolsonaro. Ele escreveu um texto que aponta que, apesar de o presidente ser um cara “sem etiqueta”, é inteligente e que faz você passar a gostar dele.

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro sobre a quarentena do novo coronavírus tem gerado uma avalanche de notícias falsas que circulam com o intuito de “limpar a barra dele”. Já falamos aqui de falsos endossos de Israel, The New York Times, governador de Nova York e até de médico já falecido. Tava faltando Arnaldo Jabor. Não falta mais.

De acordo com uma mensagem que circula na internet, o jornalista Arnaldo Jabor teria escrito um texto sobre o presidente. Nele, Jabor teria falado que, apesar de Bolsonaro ser um “cara sem etiqueta”, “com piadinhas sem graça” e “não pudico”, o presidente tem “muito estudo”, “uma grande inteligência emocional” e é do tipo de pessoa que “você passa a gostar”. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Publicação de Arnaldo Jabor: Bolsonaro é um tipo de cara sem etiqueta, daqueles que encontramos coçando o saco no barzinho jogando bilhar. Apesar de ter mais estudo do que qualquer professor de humanas da geração Paulo Freire e mais inteligência emocional do que qualquer outro político brasileiro, não há polidez em suas palavras e tão pouco elegância em seu comportamento.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Isso é o que mais incomoda artistas, jornalistas, feministas mal amadas e complexadas, homens frágeis, covardes oportunistas, religiosos falidos na luta contra a própria imoralidade, maconheiros, pedófilos, estupradores e toda patrulha do politicamente correto que suportou calada um circo de corrupção durante duas décadas, mas que agora é ferida com as palavras do presidente “não pudico”.

Bolsonaro é o milico com piadinhas sem graça, é o tiozão que pergunta se já temos pentelho, é um elefante em uma loja de cristais, mas o que me faz a cada dia gostar mais desse cara, é o tipo de gente que não gosta dele, que se ofende com tudo que o cara faz, que do óleo venezuelano em nossas praias à histeria mundial perante o coronavírus, buscam um meio de responsabiliza-lo. Bolsonaro realmente é o cara que você passa gostar, quando vê o lixo de gente que não gosta dele. Não gostou? Morde as costas e entra na fila…

Arnaldo Jabor diz que Bolsonaro é um cara sem etiqueta, inteligente e que você passa a gostar?

A tal publicação se espalhou com muita força na internet. Mas será mesmo que Arnaldo Jabor escreveu o tal texto elogiando o presidente Jair Bolsonaro? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos deixou desconfiados. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga (não fala em que situação Jabor escreveu a respeito), alarmista, com erros de ortografia (algo inimaginável em uma crônica escrita pelo jornalista) e sem citar fontes confiáveis.

Além disso, o histórico mostra que sempre é bom desconfiar de textos assinados por Arnaldo Jabor que circulam em redes sociais. Já desmentimos uma dúzia. Há, inclusive, um texto da época das eleições de 2018 no qual Jabor teria elogiado Bolsonaro.

Atenção! Textos falsos atribuídos a Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia sempre circulam na web. Saiba quando desconfiar:

Com tudo isso, bastou fazer duas buscas. A primeira foi nos canais de comunicação de Jabor. Atualmente, ele fala no Jornal da Globo. No Jornal da Globo, inclusive, ele criticou o presidente ao falar ironicamente que “estamos salvos” após Bolsonaro minimizar o coronavírus e dizer que o “Brasil está salvo da desgraça e o governo está botando os “pingos no is” (vale a pena assistir aqui).

Se você ouviu o comentário, deve perceber que é muito difícil que o “Arnaldo Jabor” que fez o comentário é o mesmo que escreveu o texto ufanista sobre Bolsonaro. Se você pensou assim, está certo.

A nossa segunda busca foi pela origem do texto. Foi aí que descobrimos que, assim como tantos outros textos, ele surgiu anônimo ou assinado por pessoas não famosas em redes sociais (há uma semana) e só depois ganhou a autoria de Jabor (há uns dois dias).

Resumindo: a história que aponta que o jornalista Arnaldo Jabor escreveu um texto falando sobre as características de Bolsonaro e dizendo que “gosta dele” é falsa. O texto surgiu anônimo em redes sociais e é mais uma mensagem atribuída falsamente a ele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MF7olM