Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Adib Jatene critica isolamento social como solução para combater coronavírus, mostra vídeo #boato

Adib Jatene critica isolamento social como solução para combater coronavírus, mostra vídeo #boato

Vídeo mostra que Adib Jatene criticou isolamento social como solução para combater coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o Dr. Adib Jatene, maior infectologista do Brasil, condenando as práticas de isolamento social. De acordo com ele, a quarentena não resolve o problema do novo coronavírus.

Depois que o presidente da República Jair Bolsonaro falou em rede nacional (contrariando todas as recomendações da OMS para combate da Covid-19) que se deve interromper as medidas de isolamento social, o que não faltaram na internet foram notícias falsas tentando justificar a fala dele. A última aponta para o “maior infectologista do Brasil”.

De acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais, o Dr. Adib Jatene teria subido à tribuna da Câmara dos Deputados para condenar as medidas que pedem quarentena contra o novo coronavírus. O alerta teria, de acordo com algumas versões do texto, ocorrido em 25/03/2020. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Dr Adib Jatene o maior infectologista do país. Então o presidente não esta errado em dizer que é um resfriadinho Versão 2: Dr. Adib Jatene, maior autoridade em infectologia do Brasil, ou será que a mídia vai dizer que ele tbm é ignorante ? Não podemos deixar que a politicagem quebre a economia do do Brasil. 

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 3: *VEJAM O PRONUNCIAMENTO DO DR. ADIB JATENE! O MAIOR INFECTOLOGISTA DO BRASIL, NA CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS, ONTEM 25/03/2020!!* Versão 4:Este é o Dr Adib Jatene maior infectogista. E aí metem o pau no presidente imbecis

Vídeo mostra que Adib Jatene criticou isolamento social como solução para combater coronavírus?

O vídeo em questão se espalhou com muita força na internet e chamou atenção, principalmente, de seguidores do presidente Jair Bolsonaro. Mas será mesmo que o Dr. Adib Jatene subiu à tribuna da Câmara dos Deputados para condenar o isolamento social como solução para o novo coronavírus? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos causa desconfianças. Além de ela ter características de boatos online como ser vaga, alarmista e com erros de português, vem no reboque de tantas outras fake news que estão tentando dar credibilidade ao criticadíssimo pronunciamento de Bolsonaro.

Dentre as fake news que tentam mostrar que “todos estão errados e Bolsonaro está certo” está a tese de que o H1N1 é mais letal do que o novo coronavírus e que o The New York Times concorda com Bolsonaro.

Foi aí que começamos a buscar mais informações a respeito do assunto e descobrimos dois detalhezinhos que derrubam totalmente a tese: 1) Apenas deputados federais têm direito a espaço de fala na tribuna da Câmara dos Deputados e Adib Jatene não consta na lista de deputados. 2) O médico Adib Jatene morreu em 2014. Sim! Estão compartilhando um vídeo com crédito a uma pessoa que morreu em 2014.

Como muita gente não conhece a biografia de Adib Jatene, a gente vai colocar um pouco aqui para vocês. O médico nasceu no dia 4 de junho de 1929 em Xapuri (AC). Jatene, que era cardiologista (não infectologista), inventou uma cirurgia do coração que leva o seu nome e foi ministro da Saúde durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Jatene morreu em 14 de novembro de 2014 em decorrência de um infarto do miocárdio.

Mas se não é Adib Jatene, quem está no vídeo? Trata-se do ex-ministro e deputado federal Osmar Terra. Assim como o presidente da República, ele é contrário às medidas de isolamento social e fez um discurso no dia 18 de março de 2020 falando no assunto. É importante relembrar que a quarentena é a medida, como o novo coronavírus não tem vacina ou cura comprovada, mais recomendada pela OMS (junto com a testagem em massa, que também não é feita no Brasil).

Resumindo: a informação que aponta que Adib Jatene é o maior infectologista do Brasil e que fez um discurso criticando as medidas de isolamento social no país é falsa. Quem está no vídeo é o deputado federal Osmar Terra. Adib Jatene não é deputado, não é infectologista e morreu em 2014.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MF7olM