Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Venezuelanos pró-Maduro agridem soldados brasileiros em nosso território #boato

Venezuelanos pró-Maduro agridem soldados brasileiros em nosso território #boato

Venezuelanos pró-Maduro agrediram soldados brasileiros em nosso território, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra ação de imigrantes venezuelanos pró-Maduro agredindo soldados brasileiros em território do Brasil.

Mesmo com a pauta política dominada por outros assuntos (como, mais recentemente, os incêndios da Amazônia), a questão migratória ainda tem espaço no debate (e nas notícias falsas) na internet. A prova disso está em um vídeo que tem servido para incitar os brasileiros contra os venezuelanos.

De acordo com uma mensagem que viralizou na internet, imigrantes venezuelanos foram flagrados agredindo soldados do Exército do Brasil. Mais do que isso: a agressão (registrada em vídeo) teria ocorrido dentro do Brasil. Não vamos mostrar as imagens aqui, mas leia a mensagem que circula online:

Versão 1: VENEZUELANOS AGREDINDO SOLDADOS BRASILEIROS EM NOSSO SOLO. Versão 2: Venezuelanos pró Maduro, estão entrando no BRASIL junto com refugiados, e desafiam soldados do exército brasileiro com o intuído do revide por parte deles. Ai nas mancheres da imprensa lixo vão colocar que BOLSONARO manda exercito agredir refugiados.

Venezuelanos pró-Maduro agrediram soldados brasileiros em nosso território?

Os vídeos que, supostamente, mostram os soldados sem reação, viralizaram em redes sociais por causa da descrição. Porém, a informação que aponta que seriam venezuelanos agredindo soldados brasileiros no Brasil é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem, de cara, já nos causou desconfianças. Primeiro, por ter características de boatos como ser vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e falta de citação de fontes confiáveis.

Segundo, porque histórias falsas que reforçam um pensamento xenofóbico são uma constante na internet. Temos exemplos como a “Dipirona da Venezuela infectada”, a “invasão do espaço aéreo brasileiro”, do “roubo do petróleo e nióbio”, da “soltura de presos cruéis” e “da “invasão no Brasil”.

Desconfiados da veracidade, decidimos analisar as imagens. Dois detalhes nos chamaram atenção: 1) O uniforme dos soldados não se assemelha ao do Exército Brasileiro (de cor “verde-oliva”). 2) O homem que filma as agressões fala em espanhol. Foi aí que uma busca pela origem das imagens “entregou a verdade”.

Elas são, na realidade, da Colômbia. Tanto os agressores como os agredidos são colombianos. O incidente ocorreu em julho deste ano. Na ocasião, dois menores de idade invadiram uma base na cidade de Barrancabermeja e começaram a jogar pedras nos soldados. Um deles reagiu e, de acordo com essa matéria, atirou em um dos jovens, que morreu.

Resumindo: a história que aponta que venezuelanos foram flagrados agredindo soldados brasileiros no Brasil é falsa. As imagens são, na realidade, da Colômbia e, ao contrário do que apontam as mensagens, houve reação, sim, por parte das forças militares.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.