Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Maduro vai soltar 1500 presos cruéis que podem vir da Venezuela para o Brasil #boato

Maduro vai soltar 1500 presos cruéis que podem vir da Venezuela para o Brasil #boato

Boato – Por conta da crise, presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pretende soltar 1500 presos cruéis, que devem migrar para o Brasil.

A situação não anda fácil na Venezuela. Com uma inflação acima de 2.600% em 2017 (e que deve aumentar neste ano), quem sofre, no final das contas, é a população.  Saques e ataques a mercados viraram rotina. Os mais pobres não conseguem o suficiente para comer e a fome se alastra.

Devido à crise, muitos venezuelanos estão migrando para o Brasil. Só em Boa Vista, capital de Roraima, estima-se que já haja 40 mil venezuelanos morando na cidade. O governo brasileiro, inclusive, já até divulgou que irá fazer um censo, para saber o número de migrantes venezuelanos que entraram no país por conta da crise.

No meio desse cenário, surgiu uma história sobre o país na internet. De acordo com uma mensagem no WhatsApp, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, irá soltar 1500 presos cruéis. “Maduro irá soltar aproximadamente 1500 presos que estão encarcerados em segurança Máxima , condenados por crimes cruéis , a alegação do sistema penitenciário Venezuelano é que as entidades não possuem mais condições em manter os presos ,falta alimentos e utensílios básicos”, afirma.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Mas a grande preocupação, segundo o responsável pelo post, que seria Pedro Gonzalez (de Puerto Ordaz), é o que esses presos poderiam fazer depois de soltos. De acordo com ele, há grande possibilidade dos presos cruzarem a fronteira com o Brasil para não serem pegos novamente. Confira o texto (reprodução do Facebook):

Maduro vai soltar 1500 presos cruéis que podem vir da Venezuela para o Brasil, diz boato
Maduro vai soltar 1500 presos cruéis que podem vir da Venezuela para o Brasil, diz boato

Maduro vai soltar 1500 presos cruéis que podem vir da Venezuela para o Brasil?

A gente sabe que a situação política e econômica da Venezuela não nada fácil. Porém, a história de liberação de presos por parte de Maduro não é verdade. Se você quer saber o porquê, então, continua lendo.

Há alguns fatores que denunciam a farsa. O primeiro deles é que a história surgiu “do nada”. A única notícia que encontramos sobre presos na Venezuela nos últimos dias falava que 300 pessoas seriam transferidos de uma prisão para outra. Vejam que a notícia não fala em presos soltos ou liberação de presos.

Além disso, o texto apresenta as principais características de boatos já desmentidos aqui: tem caráter alarmista, erros de pontuação, não cita de onde a informação saiu e pedido de compartilhamento.

Tentamos ainda, ir atrás da pessoa que assina o texto para tentar descobrir mais informações. Mas a verdade é que procurar pelo tal Pedro Gonzalez, de Puerto Ordaz, é como achar uma agulha no palheiro. Encontramos diversos resultados nas redes sociais, mas nenhum perfil parece ter autoridade para divulgar e sustentar uma informação dessas.

Por sinal, você sabe qual é a distância entre a cidade de Puerto Ordaz e Boa Vista? Pois bem, caro internauta, venho lhe dizer que são muitos quilômetros. Mas muitos mesmo. Mais especificamente, 892km. A cidade fica muito mais perto de países como Trinidad e Tobago e Guiana do que do Brasil. Se a intenção fosse fugir, valeria muito mais a pena ir para os mais próximos.

Portanto, a história não passa de um boato para causar pânico. Não existem, até o momento, ordens para a liberação de presos venezuelanos. Então, pode ficar tranquilo. O Brasil não será invadido por 1500 elementos de alta periculosidade vindos da Venezuela. Hasta luego!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.